Estava praticamente tudo definido para a realização da rodada deste final de semana do Campeonato Brasileiro de Futebol em sua Série A, com a natural exceção dos jogos dos times gaúchos, quando na quarta-feira, dia 15/5, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu comunicado anunciando a suspensão do torneio em suas duas próximas rodadas – de nºs 7 e 8 -, que aconteceriam nos dois próximos finais de semana.
De acordo com o comunicado da entidade maior do futebol nacional, “Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil.
Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira”. Por isso, afirmando ter recebido o pedido formal de 15 clubes e também da Federação Gaúcha de Futebol, resolveu suspender as rodadas que aconteceriam nos dias 18, 19, 20, 24, 25 e 26 de maio. Uma reunião do Conselho Técnico Extraordinário da competição está agendada para o dia 27 de maio.
Até o fechamento desta edição, na quinta-feira, dia 16, a decisão da CBF envolvia apenas a Série A do Brasileirão. Nas demais competições, mantinha-se suspensa a participação dos clubes gaúchos até o dia 27 de maio, como já vinha acontecendo até então. Inclusive a Copa do Brasil, que tem rodada decisiva marcada para a próxima semana (ver matéria abaixo), teve sua agenda confirmada pela CBF, também excetuando-se os clubes gaúchos.
DENTRO DE CAMPO
Antes da suspensão, a 6ª rodada do Brasileirão teve desenrolar dentro de campo. O São Paulo, por exemplo, foi o único paulista a vencer, mantendo a melhor campanha até o momento entre os quatro clubes do Estado que participam do torneio (ver quadros). Na segunda-feira, 13, o tricolor chegou aos 10 pontos e ocupa o 5º lugar depois de ganhar por 2×1, de virada, do Fluminense (RJ), no Morumbi.
Palmeiras, Bragantino e Corinthians, nesta ordem, perderam para os três mais eficientes da temporada. O Verdão recebeu o Athletico, em Barueri, no domingo, 12, desperdiçou um pênalti ao final da etapa inicial (quando o escore seguia em branco) e depois não evitou ser tragado pelo Furacão mesmo após ficar com um jogador a mais em campo pela expulsão de um adversário, com o segundo tempo já correndo. Os 2×0 favoráveis mantiveram o rubro-negro no topo da tabela do Brasileirão 2024, com 13. Agora com 8 pontos o Verdão está em 9º lugar na tabela.
Em Salvador, o Bahia ganhou do Bragantino pela contagem mínima, fatura suficiente para assegurar que o Tricolor da Boa Terra permaneça “colado” ao Athletico, com iguais 13 pontos, embora em 2º, com menor saldo de gols (6×3). O revés custou para o Massa Bruta retroceder três degraus na tábua de classificação, do 5º ao 8º lugar, com 9 pontos.
O reencontro com o agora treinador do Flamengo, Tite, na tarde de sábado, 11, no Maracanã, depois de em 2016 ele encerrar a terceira passagem pelo Parque São Jorge para assumir a seleção brasileira, não agradou aos corintianos. Os mais otimistas acreditavam ser possível ao Corinthians afundar a nau do seu ex-comandante, mas o rubro-negro ganhou por 2×0, elevou seu desempenho (3º, 11 pontos) e só não devolveu o alvinegro à zona de rebaixamento por que o arquirrival São Paulo impediu ao bater o tricolor das Laranjeiras. Atualmente com 5 pontos e em 16º, o Timão é o primeiro clube além da linha de queda, superando o Fluminense no saldo de gols, ambos negativos (-2 e -4).
Classificação da Série A
(Após 6 rodadaS INICIADAS)
Pos. Clube PG
1° Athletico 13
2° Bahia 13
3° Flamengo 11
4° Botafogo 10
5° São Paulo 10
6° Cruzeiro 10
7° Atlético-MG 09
8° Bragantino 09
9° Palmeiras 08
10° Internacional 07
11° Fortaleza 07
12° Grêmio 06
13° Vasco 06
14° Criciúma 05
15° Juventude 05
16° Corinthians 05
17° Fluminense 05
18° Vitória 01
19° Atlético-GO 01
20° Cuiabá 00
Resultados da 6ª rodada: Flamengo 2×0 Corinthians; Palmeiras 0x2 Athletico; Fortaleza 1×1 Botafogo; Atlético-GO 0x1 Cruzeiro; Vasco 2×1 Vitória; Bahia 1×0 Bragantino; e São Paulo 2×1 Fluminense. As partidas Internacional x Juventude e Atlético-MG x Grêmio foram canceladas devido às consequências das chuvas no Rio Grande do Sul e Criciúma x Cuiabá devido a compromisso do clube mato-grossense pela Copa Verde.