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Liberação da nova ponte da Castello provoca alterações no viário central de Osasco

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Foto: Divulgação/PMO

Liberação da nova ponte da Castello é adiada para o domingo, provocando novas alterações no sistema viário do Centro de Osasco

Ainda às voltas com obras de adaptação sendo implantadas na avenida Maria Campos, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos) ocupou suas redes sociais no início desta semana para anunciar que a liberação do tráfego de veículos pela nova ponte instalada na saída do km 15+800 da rodovia Castello Branco foi adiada para este domingo, dia 19 de maio. Na semana passada, Lins havia usado as mesmas redes sociais para informar que a liberação aconteceria na quarta-feira, dia 15, mas justificou a transferência da data como forma de não prejudicar o trânsito no local no meio de semana, deixando as principais alterações para o domingo, quando o tráfego de veículos é menor e, por consequência, também o impacto para os usuários das vias próximas.
Enquanto isso, suas secretarias de Obras e de Transportes e Mobilidade Urbana se apressavam para encerrar os “ajustes” na avenida Maria Campos, para receber o novo fluxo de veículos que seguirá para o Centro da cidade, oriundo da ponte da Castello Branco.
Neste caso, a principal ação (a nova ponte da rodovia) é desenvolvida pela concessionária CCR ViaOeste, com supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e já está encerrada, aguardando somente a definição do calendário por parte da Prefeitura; inclusive da eventual presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a cerimônia de inauguração no domingo, 19, informação não confirmada até o fechamento desta edição, na quinta-feira, dia 16.

‘NOVA MARIA CAMPOS’

Durante esta semana, a Prefeitura apressava a finalização de instalação da nova ponte sobre o córrego Bussocaba – Foto: Marco Infante/PZ

Atualmente, os motoristas que chegam a Osasco pelas duas marginais paulistanas (Pinheiros e Tietê), assim que entram na rodovia Castello Branco têm apenas uma opção de acesso à cidade, com uma entrada pela esquerda, na altura do km 15 da rodovia. Desde o início do projeto já era anunciado que o novo acesso, com alça para a nova ponte logo mais adiante, no km 15+800, não causará o fechamento dessa saída pela esquerda. Com as duas alças de acesso funcionando, o tráfego de veículos chegará inicialmente à avenida Fuad Auada, subirá pelo viaduto Dona Ignês Collino, desembocando assim na avenida Maria Campos, já na região central de Osasco.
Ali, para ajudar no escoamento dos veículos, a Prefeitura promoveu e vem promovendo mudanças para culminar no que o prefeito chama de “nova Maria Campos”. Inicialmente, entre setembro e outubro do ano passado, a Secretaria de Obras, promoveu a troca de todo o pavimento da avenida, remodelando-se também o seu nivelamento, além de repintura da sinalização, troca de guias e sarjetas e remodelação da calçada em quase toda a extensão de 750 metros da via.

MUDANÇAS NO VIÁRIO

Esquema divulgado pela Prefeitura mostra como se dará o fluxo de veículos com o novo sistema viário
– Foto: Arquivo Secom/PMO

Mais recentemente, no dia 5 de abril, o prefeito Lins divulgou pelas redes sociais que outra modificação estrutural iria acontecer na Maria Campos. Uma nova ponte sobre o córrego está sendo construída na saída rua Cônego Afonso, que servirá como acesso à Maria Campos, eliminando-se o acesso feito hoje para quem vem das vias centrais pela rua Cipriano Tavares. O prefeito argumenta que a eliminação daquele primeiro cruzamento da via permitirá a retirada de alguns semáforos em toda a sua extensão, facilitando o fluxo de veículos para quem vem justamente do viaduto Ignês Collino e da Castello Branco.
Nesta semana, às vésperas da inauguração de toda a reformulação, a Prefeitura de Osasco divulgou os detalhes da reestruturação que ocorrerá na região da Maria Campos. Diz a administração municipal que as alterações já começarão no sábado, dia 18/5, dentre as quais a mudança do sentido de direção da rua Cipriano Tavares, que agora conectará a avenida Maria Campos à rua Dona Primitiva Vianco.
Outra alteração atende ao fluxo que vem da avenida Maria Campos com o objetivo de acessar as vias Marginais e retorno ao Centro e a zona Norte da cidade. A nova rota passa pela rua Cipriano Tavares, segue pela praça Padroeira do Brasil e pela rua Cônego Afonso, utilizando a nova ponte sobre o córrego Bussocaba acessando a rua Domingos Odália Filho (que margeia o SuperShopping e o hipermercado Carrefour). Na quinta-feira desta semana, dia 16, a obra dessa nova ponte estava bem encaminhada, faltando apenas ajustes de acabamento com sinalização horizontal. Nas proximidades, o acesso ao SuperShopping e ao hipermercado, para quem vinha da Maria Campos, será fechado.
Também ocorrerão mudanças na rua Dr. Jaime Regalo Pereira. Agora, o primeiro quarteirão da rua, localizado entre a avenida Maria Campos e rua Tomás Spitaleti, vai operar com sentido duplo de direção. A própria rua Dr. Jaime Regalo Pereira, a partir da avenida Maria Campos ou do viaduto Ignês Collino, receberá apenas ônibus de linha regular. Em contrapartida, o tráfego de automóveis será permitido no sentido oposto.
Com a reestruturação do sistema viário, a avenida Maria Campos passará a contar com um único conjunto semafórico, na altura da rua Cônego Afonso. Segundo a Prefeitura, semáforos inteligentes serão instalados ali e soba o viaduto Reinaldo Oliveira (Ponte Metálica).
Também de acordo com a administração municipal, durante o período de adaptação dessa nova configuração do sistema viário serão disponibilizados faixas, banners e painéis digitais com as informações para motoristas e pedestres. Agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) também estão prontos para prestar auxílio e orientação.

MAIS DE R$ 280 MILHÕES

Com execução por parte da CCR ViaOeste e supervisão da Artesp, do governo do Estado, o lançamento da obra da nova ponte da rodovia Castello Branco ocorreu em abril de 2022 com a expectativa de investimentos em torno de R$ 232,7 milhões. Segundo a concessionária, esse valor teria chegado a R$ 281.420.058,00.
O prazo contratual para sua conclusão também já foi alterado: naquela época, previa que ela fosse terminada em 23 meses, o que se daria no último mês de março de 2024.