Início Política Regional Rubens Furlan se envolve em discussão com vereadores e ‘esquenta’ clima eleitoral...

Rubens Furlan se envolve em discussão com vereadores e ‘esquenta’ clima eleitoral em Barueri

2555
0

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSB) acabou envolvido, na semana passada, numa celeuma provocada pelas disputas eleitorais que ainda vão tomar corpo na cidade, e que, segundo algumas testemunhas, fugiu ao controle dos protagonistas, entre eles dois vereadores, Hélio Júnior (PL) e Allan Miranda (União).
Durante a sessão da Câmara Municipal ocorrida na terça-feira da semana passada, dia 14/5, o prefeito Furlan chegou ao Legislativo com o propósito – segundo ele – de divulgar algumas ações de seu governo na área da saúde. Ao ingressar na sala de reuniões da Câmara, no entanto, de imediato iniciou-se uma discussão com os vereadores Hélio Júnior e Allan Miranda.
Segundo consta, esses dois vereadores, que faziam parte do grupo de apoio ao prefeito Furlan, decidiram apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito Gil Arantes (União) que deverá tentar retornar ao comando do Executivo na eleição de outubro próximo. Como se sabe, Furlan já declarou apoio ao seu atual vice-prefeito Beto Piteri (Republicanos) e, por isso, a “guinada” dos vereadores em prol do ex-prefeito estaria sendo tratada como “traição” por parte do prefeito.
Um vídeo que se espalhou pelas redes sociais, gravado no instante em que Furlan chega à sala de reuniões, já demonstra claramente o ambiente de desentendimento entre os presentes, mas não fica claro quem teria iniciado a discussão e mesmo as falas apresentadas no material não são tão audíveis. O que se vê, no entanto, em determinado momento, é o prefeito Furlan sendo retirado por outra porta da sala, enquanto o vereador Hélio Júnior é segurado por uma pessoa, após ameaçar ação mais contundente dentro do calor da discussão. As agressões não chegaram às “vias de fato”, mas foram proferidas verbalmente.
No mesmo dia ou no dia seguinte, cada um dos participantes da “contenda” manifestaram-se à sua maneira, principalmente pelas redes sociais. O prefeito Furlan escreveu: “Fui na Câmara Municipal para falar a respeito das providências que estamos tomando na área da saúde. Infelizmente fui hostilizado pelo vereador Hélio Júnior e pelo vereador Alan Miranda. Lamentável!”. Por sua vez, Hélio Júnior disse em vídeo que Furlan mentiu ao afirmar que foi à Câmara para divulgar coisas da saúde. “Você, Furlan, foi lá apenas para ofender os vereadores que optaram por escolher outro pré-candidato”, disse. Por fim, o vereador Allan Miranda também se manifestou: “Eu perdoo o Furlan, ele está passando um momento complicado na vida pessoal e também na vida política, porque está junto a uma candidatura que não está dando certo”, alfinetou.
Durante a semana, outro vídeo chegou a ser exibido, com 12 vereadores manifestando apoio a Furlan, depois do ocorrido.

SESSÃO INTERROMPIDA

Quando se imaginava que a discussão ocupasse o “lugar-comum” desses tipos de ofensas em época pré-eleitoral e já tão usual em todo o país, a tema voltou à tona, agora durante a sessão da Câmara realizada na terça-feira desta semana, dia 21/5.
Durante o período das explicações pessoais, Hélio Júnior ocupou a tribuna e chegou a afirmar que os vereadores que manifestaram apoio a Furlan não dizem a verdade, pois durante a discussão da semana anterior, ele teria sido até ameaçado de morte. O ambiente começou a se mostrar mais exaltado não só nas discussões entre os vereadores presentes, mas também na plateia, onde o público se dividia e se manifestava ora em favor de Furlan e Beto Piteri, ora em favor de Gil Arantes.
O presidente da Câmara, Toninho Furlan (SD), que também é irmão do prefeito Furlan, chegou a ameaçar cortar o som do discurso de Hélio Júnior e, por isso, também foi acusado de ser parcial nas suas medidas, sendo também apupado pela plateia.
Ao final, depois que um homem chegou a ser retirado do recinto, Toninho Furlan percebeu a tensão do ambiente e determinou o encerramento da sessão antes de seu período normal.

Deputado ‘quer saber’

Ainda na semana passada, logo depois da divulgação pelas redes sociais do episódio com a discussão entre o prefeito Rubens Furlan e os vereadores Hélio Júnior e Allan Miranda, o deputado federal Fábio Teruel (MDB-SP) divulgou, através de sua assessoria, que enviou um ofício ao presidente da Câmara de Barueri, Toninho Furlan, solicitando esclarecimentos sobre o incidente. Para Teruel, “é extremamente lamentável que representantes da população, que receberam a nobre missão de representá-la, legislar e fiscalizar a atuação do Poder Executivo, tenham comportamentos incompatíveis com suas funções. Trata-se de um episódio inaceitável. As diferenças e o debate político devem se dar no campo das ideias e das propostas, jamais no nível da ofensa ou da agressão. Isso não é bom para a política, não é bom para a cidade e não é bom para a população”, destacou o deputado.
A assessoria de Teruel não explicou se há algum objetivo na iniciativa de obter informações sobre o ocorrido, mas informou que “ele espera que os esclarecimentos solicitados à Câmara Municipal de Barueri ajudem a esclarecer o ocorrido e a tomar medidas para evitar que situações semelhantes se repitam no futuro”, encerrou.