A fim de dar continuidade à implantação do chamado Boulevard de Compras na região da praça 18 de Fevereiro, no Centro da cidade, a Prefeitura de Itapevi determinou desde a segunda-feira, 27 de maio, intervenções na avenida Rubens Caramez. Essas medidas causam a interdição da importante via, do município, do trecho entre a praça Carlos de Castro até a rua Américo Valentin Cristianini, na Vila Aurora, num extensão de aproximadamente 430 metros.
O tráfego está interditado para veículos na avenida Rubens Caramez, da praça Carlos de Castro até a praça 18 de Fevereiro, sendo liberada apenas a passagem de pedestres.
As obras englobam a readequação do espaço com a criação do Boulevard de Compras, para a instalação de dutos subterrâneos de elétrica e dados.
A previsão da Prefeitura é que o trecho seja liberado em aproximadamente 60 dias (dois meses).
VIA ALTERNATIVA
A via alternativa para os motoristas que passarem pelo local é acessar a rua Joaquim Nunes, que terá sentido de mão única, subindo rumo à rua Escolástica Chaluppe para retorno ao Centro ou acesso à rua Pedro Luís Garcia, sentido para a Cohab ou São Roque. Neste caso, o motorista deverá pegar a avenida Brasil e descer, contornando a praça 18 de Fevereiro até sair na rua Américo Valentin Cristianini, onde cairá na avenida Rubens Caramez, já no trecho liberado.
O novo Boulevard de Compras
A Prefeitura de Itapevi iniciou a construção do novo Boulevard de Compras no Centro, no último mês de fevereiro. A iniciativa prevê a construção de uma nova via, que vai abranger 420 metros de extensão na avenida Rubens Caramez, entre as praças Carlos de Castro e 18 de Fevereiro. De acordo com levantamento da Secretaria de Infraestrutura, as obras atingiram cerca de 40%.
Neste instante, a avenida Rubens Caramez passa por escavações na faixa ao lado da praça 18 de Fevereiro com instalação da parte elétrica. O espaço terá acessibilidade, visual moderno e arborizado. Os trabalhos são viabilizados com recursos próprios e também por meio de uma parceria com o governo do Estado.
A inauguração do espaço deve acontecer no segundo semestre deste ano.
Com a implantação, os carros deixarão de percorrer esse trecho da avenida com frequência. Além da avenida Rubens Caramez, as duas praças existentes no início e no final do percurso também passarão por revitalização e, dessa forma, ficarão padronizadas segundo os projetos arquitetônico e de paisagismo.