Início Cidades Doações de sangue em Barueri pela campanha ‘Junho Vermelho’ podem ser feitas...

Doações de sangue em Barueri pela campanha ‘Junho Vermelho’ podem ser feitas no HMB

1608
0
Uma bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas  - Foto: Fernando Foca/Secom/PMB

Desde 2017, com a edição da Lei Municipal nº 2.499 (de 09/03/17), a cidade de Barueri passou a integrar o movimento “Junho Vermelho”, que visa promover e incentivar a doação de sangue. O mês foi escolhido porque em 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
A doação é considerada de extrema importância para salvar vidas, pois, após coletado, o sangue dá suporte a uma série de tratamentos de pacientes que necessitam de transfusão. Uma única bolsa de sangue, por exemplo, é capaz de salvar até quatro vidas, já que ele pode ser fracionado em quatro hemocomponentes, a saber: hemácia, plasma, plaquetas e crioprecipitado.
Dentre as ações já desenvolvidas desde o início do mês, Barueri já promoveu, entre 6 e 8 de junho, o VII Simpósio em Hemoterapia, que reuniu profissionais da saúde e a coleta de bolsas de sangue pelo Banco de Sangue da cidade.
Em Barueri, o posto de coleta da Pró-Sangue está localizado dentro do Hospital Municipal de Barueri (HMB), localizado na rua Ângela Mirella, 354, andar térreo, no Jardim Barueri, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Requisitos básicos pedidos ao doador de sangue

– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
– Pesar no mínimo 50kg;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial: RG ou CNH.