SUBSTITUIÇÃO DE SINAIS SONOROS NAS ESCOLAS VIRA LEI EM OSASCO
O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), sancionou no último dia 11 de junho a Lei municipal nº 5.344/2024, que determina a substituição dos sinais sonoros nos estabelecimentos de ensino públicos e privados da cidade.
As novas regras deverão beneficiar os estudantes osasquenses com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma vez que evita a exposição a incômodos sensoriais e o risco de pânico. O autor do projeto que originou a nova lei, vereador Michel Figueredo (PSDB), explicou que as pessoas com TEA estão suscetíveis a sentimentos de angústia e sofrimento incapacitante, quando expostas a barulhos, por exemplo. “Por isso, é de extrema importância que haja essa mudança simples, porém de grande eficácia”, explicou o parlamentar.
Pela legislação sancionada, os estabelecimentos de ensino terão prazo de 120 dias para se adaptarem às novas regras.
A nova legislação foi publicada na edição do último dia 12/6 da Imprensa Oficial do Município de Osasco (Iomo).
VEREADOR SUGERE BANCO PARA EQUIPAMENTOS ORTOPÉDICOS EM CARAPICUÍBA
A Câmara Municipal de Carapicuíba aprovou durante a sessão legislativa de terça-feira, 18/6, o Projeto de Lei (PL) n° 3.308/2024, de autoria do vereador Professor Ladenilson (MDB), propondo a criação do Banco Municipal de Cadeiras de Rodas e Afins, instituição que armazenaria e disponibilizaria, mediante comodato, equipamentos ortopédicos para pessoas com mobilidade reduzida.
Se o PL for sancionado pelo prefeito Marcos Neves (PSDB), entre os itens que seriam disponibilizados estão cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, bengalas, andadores e aparelhos para locomoção de pessoas acamadas, entre outros.
‘EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO’ NA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
O vereador jandirense Leandro José Moreau o Léo da Feira (PSD), viu aprovado na sessão da Câmara Municipal de terça-feira, 18, seu Requerimento nº 311/24, pela qual recomenda à Prefeitura a inclusão da campanha “Educação para o trânsito” na grade curricular das escolas municipais.
Léo da Feira acredita que a medida deve formar cidadãos mais conscientes ao ensinar valores como respeito, cordialidade, empatia e responsabilidade. “Além disso, ensinar regras, direitos e deveres para o trânsito é uma forma de promover mudanças sociais para prevenir acidentes”, complementou.
IMPLANTAÇÃO DE UNIDADE MÓVEL DO BOM PRATO
Enaltecendo a importância do programa Bom Prato, que fornece refeições de qualidade a baixo custo para a população de baixa renda, o vereador Flavinho Ampermag (PSD) está solicitando à Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Indicação n° 1.099/2024, a implantação de uma unidade móvel do programa para atender aos moradores que residem longe da região central da cidade, onde está instalada a unidade fixa do programa.
Sua Indicação, pedindo intervenção do prefeito Marcos Neves (PSD) junto aos órgãos competentes (governo do Estado), foi apresentada durante a sessão da Câmara de Carapicuíba de terça-feira, dia 18 de junho.