ATENÇÃO LEITOR: Após o fechamento de nossa edição impressa, chegou o comunicado de que o horário da inauguração foi alterado: a cerimônia com o presidente está agora marcada para começar às 10 horas.
Depois de 16 anos e investimentos de R$ 102 milhões, prédio da Unifesp de Osasco será inaugurado pelo presidente da República
O Palácio do Planalto, em Brasília, divulgou nesta semana que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estará em Osasco nesta sexta-feira, dia 5 de julho, para a inauguração oficial do prédio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Lula deverá estar acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana; e recepcionado por autoridades municipais e estaduais.
O novo edifício acadêmico e administrativo da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen), como é conhecido o Campus Osasco da Unifesp em Osasco, recebeu investimentos do governo federal que somam R$ 102 milhões, segundo o próprio governo. O espaço deve atender a 1,4 mil alunos, 55 técnicos e 150 docentes, com salas de aulas, auditórios, restaurante universitário, laboratórios, entre outras estruturas acadêmicas e estudantis.
Inicialmente, seis cursos serão ministrados no campus, sendo eles de Administração, Ciências Atuariais, Direito, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais, além do chamado “Eixo Comum”, com disciplinas que atendem a todos os cursos. Segundo apurou a reportagem do jornal Página Zero, os alunos que chegam já no segundo semestre ao novo edifício são oriundos dos cursos já desenvolvidos no campus provisório da Unifesp na cidade, instalado na rua Oleska Winogradow, n° 100, Jardim das Flores, às margens da avenida Sport Club Corinthians Paulista.
HISTÓRICO
A promessa da instalação do campus da Unifesp em Osasco data de 2008, quando o prefeito era o petista e atual deputado estadual Emidio de Souza e Lula cumpria seu segundo mandato como presidente. Naquele ano, a pedra fundamental para instalação do equipamento educacional federal foi implantada em parte do terreno pertencente ao Exército Brasileiro, na avenida General Newton Estilac Leal, que servia até então apenas para a realização de festivais de rodeio.
Com o principal argumento de falta de recursos, as obras foram sucessivamente adiadas ou proteladas.
Em 2012, para comportar os cursos que já estavam autorizados a funcionar na cidade, o prefeito Emidio cedeu um prédio da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito), nas proximidades com a avenida Sport Club Corinthians Paulista, onde os alunos estudam até hoje.
Segundo apurou a reportagem deste jornal Página Zero, serão esses alunos que serão deslocados já no segundo semestre de 2024 para ocupar algumas das salas do novo campus, instalado na avenida General Newton Estilac Leal, oficialmente tratado pelo número 354, mas que na prática tem sua portaria na altura do número 630.
A cerimônia de inauguração, com a presença do presidente Lula está prevista para começar às 10 horas desta sexta-feira, 5 de julho.
Apesar da inauguração do prédio principal, já em condições de receber alunos e docentes, quem acessa o local percebe facilmente que ainda há obras a serem desenvolvidas ou em andamento nos arredores do edifício.