Início Esportes Botafogo e Palmeiras esquentam duelo pela liderança do Brasileirão 2024

Botafogo e Palmeiras esquentam duelo pela liderança do Brasileirão 2024

1002
0
Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Botafogo, ‘escaldado’, recebe Palmeiras em duelo pela liderança isolada do Brasileirão 2024

Por Marcelino Lima

 O clássico Botafogo x Palmeiras, programado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para movimentar a 17ª rodada, tornou-se um dos mais aguardados nesta temporada do Campeonato Brasileiro da série A, seja devido à acirrada disputa entre ambos pela liderança da temporada, quer por conta da rivalidade que recentemente se fortaleceu entre ambos, como ainda porque será um aperitivo para torcedores alvinegros e alviverdes do confronto entre os clubes das oitavas de final da Copa Libertadores da América, em agosto.

O embate pelo Brasileirão 2024 deverá começar às 21h30 da quarta-feira, 17, na casa botafoguense. Nesse reduto, em 2023, após terminar o primeiro tempo ganhando por 3×0, o Fogão sofreu uma épica virada para 4×3, determinante em sua queda de rendimento e na escalada esmeraldina que acabou por tirar o título do bairro carioca de General Severiano e fazer a taça repousar no Parque Antártica.

Na quinta-feira, 11, essa situação ficou ainda mais acalorada, já que tanto Palmeiras como Botafogo venceram seus compromissos e, com a derrota do Flamengo por 2×1 diante do Fortaleza, ambos subiram à liderança com 33 pontos, com vantagem do Botafogo nos critérios de desempates. O Palmeiras venceu em casa o Atlético-GO por 3×1, enquanto o Botafogo, fora de casa bateu o Vitória (BA) por 1×0.

O São Paulo, outro paulista que também luta pela parte de cima da tabela, entrou em campo na noite de quinta-feira, 11, e acabou derrotado por 2×1 pelo Atlético Mineiro, interrompendo uma série que vinha de quatro vitórias seguidas. Assim, os paulistas permanecem em 5º, com 27 pontos, enquanto o Galo mineiro subiu à 10ª posição, com 21.

Nessa contabilidade anterior, o tricolor incluiu a vitória por 2×0 sobre o Bragantino pela 16ª rodada, no sábado, 6 de julho. O revés deixou o “Massa Bruta” em 9º, com 22. Como a partida diante do Internacional (RS) inicialmente marcada para o meio desta semana foi adiada para data a ser ainda divulgada pela CBF, a próxima oportunidade de o Bragantino subir na tábua de classificação ocorrerá a partir das 16 horas deste sábado, 13, contra o Cruzeiro (6º, 26), em Belo Horizonte (MG).

FICHAS EM RAMON DIAZ

O Corinthians anunciou na quarta-feira, 10, a contratação do técnico Ramon Diaz, ex-atacante argentino que fez história no River Plate e na seleção do seu país. Mais do que substituir o antecessor António Oliveira, Diaz assume o Timão em um momento conturbado na história do clube, dentro e fora de campo, marcado por sucessivas campanhas desastrosas e que, em 2024, já coloca o alvinegro na zona de degola e seriamente ameaçado de queda para a Série B.

Com apenas 2 vitórias em 16 possíveis, o onze mosqueteiro perdeu por 3×0 para o Cruzeiro e por 2×0 para o Vasco (antigo emprego de Diaz) as partidas que protagonizou como visitante, respectivamente nos dias 7 e 10 de julho. Com mais esses dois escorregões, o Corinthians acumula 8 neste Brasileirão, aparecendo em 17º lugar, com 12 pontos.

A estreia de Diaz deverá ocorrer a partir das 21 horas da terça-feira, 16, diante do Criciúma (SC), na Arena Itaquera.

O Corinthians (branco) perdeu para o Vasco a oitava partida em 16 deste Brasileirão e figura na zona de degola – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians