No próximo dia 17 de agosto, o Brasil celebra o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural. Como forma de antecipar a programação oficial sobre a data, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo do Estado de São Paulo estará promovendo neste final de semana, entre os dias 2 e 4, a 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. Com o tema “Ferrovias”, o evento prevê atividades gratuitas em 40 municípios, com o propósito de promover o resgate da memória do sistema ferroviário paulista.
Para a Secretaria, “a antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural. Um meio não só de locomoção, e sim de histórias, vivências, trocas e experiências”. A secretária da Cultura do governo paulista, Marília Marton, completa: “Uma vez que o sistema ferroviário conectava mercadorias e pessoas, ele permitiu um rico intercâmbio cultural dentro do Estado. Neste ano, a Jornada vai fazer o resgate dessas histórias que, por meio das rodovias, marcaram a história de São Paulo.
CORUJA EM CENA
Dentre todos os municípios do Estado que receberão a programação, na região Oeste da Grande São Paulo a Secretaria incluiu Santana de Parnaíba, onde dois artistas do grupo Coruja Em Cena irão se unir para uma intervenção teatral denominada “Cantando e Contando pelos Trilhos”, apresentando músicas, histórias e desafios interativos sobre o tema das ferrovias no Brasil.
A apresentação acontece no domingo, dia 4 de agosto, às 14 horas, no Casarão Anhanguera, localizado no Largo da Matriz, 144/178, Centro Histórico de Santana de Parnaíba.