Início Cidades Prefeitura testa instalação de grades de retenção de lixo nas bocas de...

Prefeitura testa instalação de grades de retenção de lixo nas bocas de lobo em Osasco

935
0
O prefeito Rogério Lins (à esq.) acompanhou a instalação da primeira grade - Foto: Caio Henrique

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), acompanhou nesta semana o primeiro teste da utilização de grades de retenção de lixo nas bocas de lobo (bueiros) de Osasco. O dispositivo tem como objetivo evitar que resíduos, como sacos plásticos, latas, garrafas pets, restos de comida ou lixo comum, cheguem aos rios e também prevenir futuros entupimentos nas galerias pluviais, reduzindo a incidência de alagamentos na cidade.
A primeira dessas grades foi instalada na avenida Narciso Sturlini, altura do número 200, na região central, próximo ao Paço Municipal. Ao divulgar a iniciativa, a Prefeitura avalia que o equipamento, além de evitar o acúmulo de itens que podem causar obstruções nos sistemas de drenagem das águas da chuva, tende a “diminuir a frequência com que as galerias precisam ser limpas, trazendo economia de recursos e tempo para a administração municipal”.
“Iniciativas simples que vão ajudar nossa cidade a evitar alagamentos. Em fase de testes, já estamos implementando esses cestos em alguns pontos do município. Mas o mais importe é não jogar lixo nas ruas. Cuide da cidade e do futuro da sua família”, destacou o prefeito Rogério Lins, que esteve acompanhado dos secretários Persival Santi (Serviços e Obras – em exercício) e Thiago Silva (Comunicação).
Apesar de ser uma etapa considerada de teste, a Prefeitura não divulgou qual o custo desse tipo de implantação, tampouco a dinâmica de instalação desse tipo de equipamento pelos bairros da cidade.