Início Cidades Santana de Parnaíba aplicou 1,4 mil doses de vacina contra a dengue...

Santana de Parnaíba aplicou 1,4 mil doses de vacina contra a dengue e campanha segue nas unidades de saúde

1040
0
A campanha é dirigida a crianças e adolescentes na faixa dos 10 a 14 anos de idade - Foto: Secom/PMSP

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santana de Parnaíba divulgou no final da semana passada que sua campanha de vacinação contra a dengue, com atendimento nas unidades de saúde da cidade, já havia aplicado, no período de junho até a quarta-feira, 14 de agosto, 1.413 doses de vacina Qdenga. Os dados são compartilhados com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde (MS).
O imunizante contra a dengue está sendo aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos porque se trata do grupo com maior número de internações pela doença, de acordo com o Ministério da Saúde. Para proteção completa, são necessárias duas doses da vacina. No final de 2023, a Qdenga foi incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) depois de análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec). O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.
Em Santana de Parnaíba, as doses estão sendo disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde Avançadas (USAs) do município, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Para se vacinar, a pessoa precisa levar o RG e a carteirinha de vacinação. Os endereços das unidades de saúde podem ser conferidos por meio do link https://www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/unidades_saude.html.
A fim de atingir de forma satisfatória o público-alvo, a Prefeitura local adotou ações como campanhas de vacinação nas escolas, visita de agentes de combate às endemias nas residências, apresentações teatrais sobre os riscos da dengue, palestras informativas e ampla divulgação por meio de materiais impressos e nas redes sociais. Além disso, em março deste ano, a gestão reforçou a prevenção contra a dengue com a entrega de 32 mil repelentes de forma gratuita em todos os colégios municipais.