O atual deputado estadual e candidato à Prefeitura de Osasco pelo Podemos, Gerson Pessoa, promoveu na noite de segunda-feira, dia 26/8, em seu comitê de campanha, no bairro da Vila Yara, uma reunião com a presença de centenas de pessoas para apresentação oficial de seu já divulgado Plano de Governo. O encontro contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada, órgãos da imprensa local, entidades, empresas, templos religiosos, além de vereadores e candidatos ao Legislativo municipal.
A cerimônia foi conduzida pelo coordenador executivo do Plano, Gelso Lima; e a mesa que dirigiu os trabalhos foi composta por sua coordenadora geral, Tallita Bottas; pelo atual prefeito Rogério Lins (Podemos) e sua esposa Aline; pelo candidato Gerson Pessoa e a esposa Gabriela; além do candidato a vice-prefeito Lau Alencar (PSD) e a esposa Dulce.
Inicialmente, a coordenadora geral do Plano de Governo, Talita Bottas, lembrou que todo o trabalho envolveu centenas de pessoas de sua equipe, resultando num documento de 147 páginas elaborado por meio de extenso diálogo com a população, incluindo plenárias presenciais em 20 regiões da cidade com cerca de 14 mil pessoas e resultando em mais de 2 mil sugestões. Além disso, foram realizadas 20 plenárias digitais, que trouxeram mais 2,5 mil contribuições. Por conta desse trabalho, todos os presentes tratam o documento como o “maior plano de governo participativo da história de Osasco”.
Em seu discurso, o prefeito Rogério Lins enfatizou todo esse trabalho de coleta de sugestões, afirmando que “não adiantaria fazer um Plano de Governo muito bonito de se ler, se ver, mas sem condições de ser cumprido. Ele [o documento] tem começo, meio e fim”, disse.
Ele ainda lembrou aos presentes que Gerson Pessoa faz parte do projeto político para a cidade há 20 anos, “sempre participando, pensando, planejando e ajudando a construir uma cidade melhor”. E finalizou: “Há quem se preocupe com as próximas eleições; nós nos preocupamos com as próximas gerações, e isso faz toda a diferença”.
Um vídeo apresentado nos telões do recinto fez um resumo de todo o Plano de Governo e, em suas palavras, Gerson ressaltou algumas das áreas de atenção do documento, como a Saúde e a Segurança, por exemplo. Ele reforçou as palavras do prefeito: “Não fizemos um plano pensando só para os próximos 4 anos, mas também para as futuras gerações”, lembrando ainda que muitas das iniciativas ali planejadas devem seguir as ações dos dois mandatos do atual prefeito Lins.
PONTOS EXTRAS
Além das centenas de propostas apresentadas no documento, Gerson Pessoa elencou pelo menos outras quatro que dependem justamente das iniciativas do atual governo de Rogério Lins – ou que já estejam em execução – e que terão continuidade com ele, caso seja eleito prefeito.
Para tanto, citou a Escola do Futuro, em modelo que já está começando a ser implantado na cidade; a continuidade e ampliação do Cartão Nosso Futuro, que permite assistência social e formação à população; a criação do primeiro Centro de Atendimento a Autistas em toda a região; e a criação de um Observatório da Cidade, pelo qual controlará a gestão de metas em todos os setores da administração, com avaliação de resultados e total transparência à comunidade.
Exemplares do Plano de Governo foram distribuídos entre os presentes e assim continuará sendo feito nas próximas reuniões de campanha de Gerson Pessoa. O documento também pode ser obtido, em sua íntegra, pelo site www.gersonpessoa20.com.br.