Início Esportes Líderes do Brasileirão medem forças no RJ

Líderes do Brasileirão medem forças no RJ

943
0
Foto: Mateus Lofit/Fortaleza

Duelo pela liderança e dois clássicos SP-RJ marcam 25ª rodada do Brasileirão 2024

Válidos pela 25ª rodada, Botafogo x Fortaleza, Corinthians x Flamengo e Fluminense x São Paulo, além de duelos indigestos para Palmeiras e Bragantino, movimentarão batalhas pela ponta da tábua de classificação e fuga da zona de rebaixamento

Por Marcelino Lima

A 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de futebol da Série A terá neste sábado, 31 de agosto, um confronto que promete ser dos mais emocionantes da temporada, a partir das 21 horas no estádio Nilton Santos, situado na cidade do Rio de Janeiro: vice-líder, com 47 pontos, o Botafogo receberá o primeiro colocado, Fortaleza, que, com uma partida ainda em aberto, subirá para o gramado com 48 pontos. Popularmente conhecido como Leão do Pici, o tricolor cearense assumiu a ponta ao derrotar em seus domínios o Corinthians, pela contagem mínima, enquanto o Glorioso, em sua visita a Salvador, não passou do 0x0 diante do Bahia, oponente que embora já pareça distante da briga pelo título, segue com campanha regular e aparece em 6º, com 39 pontos (ver quadros).
Entre os paulistas, para o Corinthians a derrota em solo nordestino durante o curso da 24ª rodada no domingo, 25, significou a permanência na zona de queda para a Série B. O Timão perdeu claras oportunidades de marcar e de até regressar vitorioso, mas como vacilou ficou em 18º, com 22 pontos; o Vitória (BA), que está em 17º, também tem 22, mas soma dois triunfos a mais (6×4). Se boa parte dos corintianos protagoniza faniquitos com desempenho tão pífio, o próximo adversário dos alvinegros, a julgar pelos números que contabiliza na tábua de classificação, poderá aumentar ainda mais a tormenta que abala o Parque São Jorge. Em seu reencontro com o antigo técnico Tite, um dos mais vencedores da equipe paulista em sua história, o Corinthians terá pela frente a partir das 16 horas do domingo, 1º de setembro, o visitante Flamengo (RJ); 4º colocado, com 44. No primeiro turno, o rubro-negro levou a melhor em 11 de maio e faturou o “clássico das multidões” por 2×0, pela 6ª rodada. Um complicador para esta partida poderá ser o desfalque de Hugo Souza. O goleiro que vem evitando dissabores maiores sob as traves do “Sempre Altaneiro” está emprestado pelo clube da Gávea e, para contar com o arqueiro, a diretoria mosqueteira terá de desembolsar multa de R$ 500 mil em obediência à cláusula existente no contrato vigente entre as partes.
Fluminense x São Paulo, outro clássico de peso do futebol nacional, vão se digladiar no Maracanã (RJ) a partir das 18h30, também no dia 1º de setembro. Em ascensão e em busca de se distanciar da área de queda, o tricolor das Laranjeiras atuará motivado pelos 2×0 que impôs ao Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, resultado que o levou à 16ª posição, com 24 pontos. O tricolor do Morumbi passou pelo Vitória (2×1) e agora soma 41 pontos ganhos, como 5º colocado.
Atual bicampeão, após ser sucessivamente eliminado das copas Libertadores e do Brasil, o Palmeiras investirá suas fichas na conquista do tri brasileiro. A prova de que não poupará esforços para atingir esta meta ficou bastante clara em Campinas, onde o Verdão recebeu e goleou o Cuiabá (MT) por 5×0 em sua mais recente jornada. O próximo adversário do alviverde, contudo, é um espinho duro de engolir: o Athletico. O duelo contra o Furacão (10º, 29) está previsto para a arena rubro-negra, em Curitiba, a partir das 16 horas do domingo, 1º de setembro.

QUEDA BRUSCA

O Bragantino chegou ao quinto jogo sem vencer no torneio nacional ao ser derrotado pelo Criciúma (SC) por 1×0 e agora figura em 15º, com 27 pontos, cadeira antes ocupada justamente pelo Tigre catarinense. A partida realizada no Sul do país estava em atraso desde a 19ª rodada e foi uma das duas programadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a noite de quarta-feira, 28; além de Cruzeiro (MG) 0x0 Internacional (RS), da 5ª rodada. O Massa Bruta tentará reverter a fase de declínio no domingo, 1º de setembro, a partir das 18h30 em seus domínios, diante do Bahia.

O Corinthians (uniforme claro) não aproveitou nenhuma das chances que criou, perdeu para o Fortaleza e segue na zona de degola do Brasileirão – Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians/Divulgação