Início Cultura Espetáculo de bonecos trata de bullying, preconceito e padrões de beleza em...

Espetáculo de bonecos trata de bullying, preconceito e padrões de beleza em Santana de Parnaíba

771
0
O Grupo Caleidoscópio utiliza a técnica japonesa de manipulação de bonecos Bunraku - Foto: Arô Ribeiro

Explorando a linguagem do teatro de bonecos a partir da técnica japonesa milenar Bunraku, quando até três atores-manipuladores, com movimentos incronizados, manuseiam bonecos construídos com articulações baseadas no corpo humano, o Grupo Caleidoscópio está apresentando seu espet´culo infantojuvenil “O Pescador e a Mulher-Esqueleto” em diversos teatros da Grande São Paulo. A encenaão mostra a dificuldade em aceitar o que é “diferente” e tem dramaturgia e direção artística de João Bresser e elenco formado pelos atores-manipuladores Anderson Gangla, Cássia Carvalho, Juliana Fegoci e Liz Mantovani.
Dentre as diversas apresentações espalhadas pelo Estado, a peça chega na terça-feira, dia 17/9, à Arena de Eventos de Santana de Parnaíba.
“O Pescador e a Mulher-Esqueleto” é baseado no conto milenar homônimo do povo Inuit, uma nação indígena esquimó que habita as regiões árticas do Canadá, do Alasca e da Groenlândia. A história está presente no livro “Mulheres que correm com os lobos: Mitos e histórias do arquétipo da Mulher Selvagem”, da psicóloga Junguiana norte-americana Clarissa Pinkola Estés. Na trama, um pescador pesca acidentalmente do fundo do mar uma mulher-esqueleto e, após terem dificuldade para se aceitar, a dupla acaba enredada em uma história de amor.
A peça tem duração de 50 minutos, com classificação recomendada a partir de 7 anos de idade e entrada gratuita. Em Santana de Parnaíba, a apresentação está prevista para acontecer às 14 horas e a Arena de Eventos fica na avenida Esperança, 450, Campo da Vila. A retirada de ingressos ocorre na bilheteria do espaço, com uma hora de antecedência.