Palmeiras goleia, sobe uma casa e segue ‘colado’ ao líder Botafogo no Brasileirão
Por Marcelino Lima
A busca do tricampeonato consecutivo do Campeonato Brasileiro de futebol da Série A ficou mais motivada para o Palmeiras após a contundente goleada que o Verdão impôs ao Criciúma (RS), em casa, no domingo, 15, em uma das dez contendas que movimentaram a 26ª rodada. Os 5×0 que brilharam no placar da Arena Palestra começaram a ser costurados logo aos 40 segundos da etapa inicial, em jogada pessoal do centroavante Flaco López, e levaram o time esmeraldino da 3ª colocação à vice-liderança do Brasileirão 2024, com 50 pontos ganhos, computado neste salto o empate por 1×1 entre Fortaleza e Athletico, na capital do Ceará. O Leão da Pici, ao escorregar em sua toca ante o Furacão, terminou superado na tábua de classificação pelo alviverde e caiu para o degrau logo abaixo. O próximo adversário dos palestrinos na perseguição ao líder será o Vasco (9º, 35), com mando dos cruzmaltinos, contudo a bola rolará pela relva do estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), a partir das 16 horas do domingo, 22 de setembro (ver quadros).
A vantagem botafoguense na competição foi mantida com o triunfo por 2×1 sobre o Corinthians no sábado, 14, no estádio Nilton Santos (RJ). O Glorioso, com a 16ª vitória na temporada, chegou a 53 pontos e tentará manter a ponta também em um clássico (popularmente conhecido como Vovô), que travará a partir das 18h30 deste sábado, 21, contra o arquirrival carioca Fluminense (16º, 27). Se derrotar o Timão manteve as cartas na mão do time da Estrela Solitária, para o alvinegro do Parque São Jorge o 11° tropeço acrescentado à conta dos revezes complicou a situação mosqueteira na luta para escapar do rebaixamento. O onze “Sempre Altaneiro” passou a acumular 59,2% de possibilidade de cair para a Série B, conforme cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais ao aparecer em 18º, com 25 pontos, superado pelo Vitória (BA). O rubro negro da Boa Terra soma 59,6% também com 25, mas soma dois triunfos a mais (7×5). A seguir, o Corinthians espera reverter o apoio dos “loucos do bando” em combustível para vencer o “lanterna” Atlético Goianiense (20º, 18 pontos, e 97,3% de risco de perder a cadeira na elite nacional em 2025). O duelo está agendado para começar às 16 horas deste sábado, 21/9, e poderá marcar a estreia do holandês Memphis Depay.
O técnico Luis Zubeldía escalou um time alternativo para o São Paulo digladiar contra o Cruzeiro no domingo, 15, em Belo Horizonte (MG), e a Raposa, por sua vez, mandou a campo sua máxima força. A estratégia do equatoriano, porém, acabou sendo mais eficaz, o tricolor venceu por 1×0 e com 44 pontos passou a ser o novo 5º colocado, casa na qual se alojava justamente o clube alviceleste, agora 7º, com 41. O Bahia aplicou 3×0 no Atlético Mineiro, em Salvador, e ficou com a 6ª posição, com 42. A partir das 18h30 do domingo, 22, o Mais Querido receberá o Internacional, clube que está em ascensão e já soma, em 8º, 38 pontos ganhos, com dois jogos ainda em aberto.
Uma das pelejas que o colorado gaúcho ainda não cumpriu integra a 16ª rodada e será cumprida diante do Bragantino a partir das 19 horas da quarta-feira, 25 de setembro, data e horário para os quais a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou a igualmente atrasada Grêmio (RS) x Criciúma (5ª rodada). Antes de receber o Inter, entretanto, o “Massa Bruta” encarará o Galo em Minas Gerais levando na bagagem o 12º lugar, com 31 pontos ganhos.
DOURADO COMPLETA QUARTETO AMEAÇADO
Atlético Goianiense, Vitória e Corinthians aparecem nas estatísticas da UFMG entre os quatro com maiores probabilidades de terem ao final da temporada, quando não com antecedência, as cordas que hoje têm nos pescoços definitivamente apertadas com o rebaixamento para a Série B, em 2025. Eles são, pela ordem, os 1º (97,3%), 3º (59,6%) e 4º (59,2%) com riscos mais acentuados e entre eles aparece ainda, em 2º, com 80,6%, o Cuiabá, que o torcedor trata por Dourado. O quadro ameaçador ainda relaciona entre o 5º e o 8º: Criciúma (28,1%); Fluminense (26,9%); Grêmio (15,6%) e Athletico (12,1%).