Início Esportes Eleições municipais antecipam jogos da 29ª rodada do Brasileirão 2024

Eleições municipais antecipam jogos da 29ª rodada do Brasileirão 2024

1130
0
O Palmeiras (uniforme alviverde) derrotou o Atlético Mineiro e segue no encalço do líder Botafogo, agora com apenas 1 ponto a menos na tábua de classificação - Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

A bola começou a rolar na quinta-feira, 3, com um confronto direto para a fuga do rebaixamento e um clássico de clubes em situações opostas na tabela.
Palmeiras vai a Bragança Paulista em busca da liderança; adversário do Corinthians vem a Itaquera em alta e São Paulo visita o penúltimo colocado

Por Marcelino Lima

Duas partidas programadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a noite de quinta-feira, 3 de outubro, quando esta edição foi fechada e os placares não puderam ser registrados, abriram a 29ª de 38 rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A. Criciúma x Atlético Goianiense prometia mexer com a parte da tabela mais próxima ou que define a zona de rebaixamento, nas quais se debatem catarinenses e goianos. Esta também é a realidade do Fluminense (RJ), um dos quatro piores na ocasião (18º, com 27 pontos ganhos), que receberia o Cruzeiro (MG), adversário que sonha ao menos obter vaga na Copa Libertadores da América em 2025 e aparecia em 8º, com 43 (ver quadros).
Grêmio (RS) x Fortaleza (CE) ficarão frente a frente a partir das 21h30 desta sexta-feira, 4, enquanto as demais sete partidas ocorrerão todas no sábado, 5, em virtude da realização no dia seguinte, em todo o país, de eleições municipais. Vice-líder com 56 e a 1 ponto do Botafogo (RJ), que segue no topo, com 57, e com 2 de vantagem sobre o Fortaleza (3º, com 55), o Palmeiras entrará em campo contra o Bragantino, embalado pela vitória que impôs ao Atlético Mineiro, em Campinas, no sábado, 28 de setembro. O Verdão está em campanha pelo tricampeonato consecutivo enquanto a embarcação do “Massa Bruta” já adernou. O time de Pedro Caixinha vem de empate (1×1) diante do Juventude (RS) que o manteve perto da zona de rebaixamento, com 33 pontos ganhos, em 11º lugar.
A margem que separa o Bragantino do Corinthians, primeiro adversário que figura na zona de risco é de 5 pontos ganhos. O Timão entrará em campo como 17º, com 28 pontos, ainda lamentando a derrota por 3×1 para o São Paulo, em Brasília (DF). Os onze mosqueteiros terminaram o Majestoso reduzidos a 9 por conta das expulsões de Fagner e André Ramalho e, agora, em meio à decisão por uma vaga na final da Copa do Brasil (ver matéria nesta página) será imprescindível para sua permanência na elite superar o ascendente Internacional (RS), a partir das 19 horas, na Arena Itaquera. O Colorado gaúcho é o 7º, com 45.
Com o trunfo obtido no estádio Mané Garrincha, o São Paulo chegou ao 5º lugar, agora com 47 pontos. Esse faturamento até já pode ser insuficiente para o título da temporada, entretanto renova as possibilidades por uma vaga direta na Copa Libertadores da América no ano que vem, competição da qual ainda prova o amargo sabor da desclassificação pelo Botafogo, sem contar que o “Mais Querido”, atual campeão da Copa do Brasil, também está fora do páreo pelo bi.

REVIRAVOLTA E TAÇA

A temporada 2024 do futebol nacional conheceu seu primeiro campeão: no domingo, 29/9, o Retrô (PE) ganhou por 3×1 do Anápolis (GO) e ficou com o troféu.
Uma semana antes, em Goiânia, a Pantera vencera por 2×1, mas não conseguiu segurar a vantagem fora de casa diante da Fênix de Camaragibe e, na soma dos placares (4×3), teve de se contentar com o vice, mais a vaga na Série C de 2025, ao lado dos próprios pernambucanos, do Itabaiana (SE) e do Maringá (PR).

O Retrô (azul e amarelo) reverteu desvantagem contra o Anápolis e em Pernambuco se sagrou o primeiro campeão do futebol nacional em 2024 – Foto: Márlon Costa/Anápolis/Divulgação