O novo mapa político da região
Os eleitores de toda a região Oeste da Grande São Paulo foram às urnas – assim como os demais brasileiros – no último domingo, dia 6 de outubro, para escolherem seus novos dirigentes municipais: prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Os sete municípios da região (Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus) somam 1.556.813 eleitores, porém apenas 1.144.841 compareceram às urnas. Ou seja: 411.972 eleitores em toda a região sequer foram votar, apresentando uma abstenção geral em torno de 26,46%.
Dos três prefeitos que poderiam se reeleger, apenas um deles (Sato, em Jandira) saiu candidato e garantiu um novo mandato de quatro anos. Outros dois, em Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, optaram por apoiar seus líderes políticos de origem e acabaram saindo-se vitoriosos.
A mesma alegria foi compartilhada por outros três chefes do Executivo que não poderiam se candidatar à reeleição, mas que também saíram vitoriosos nas urnas, após ajudarem na eleição de seus escolhidos à sucessão. Foram os casos de Osasco, Carapicuíba e Itapevi.
Em apenas uma cidade – Barueri – a decisão ficou para ser decidida em segundo turno, a ser realizado no próximo dia 27 de outubro, onde também será escolhido um novo prefeito.
De forma geral, das sete prefeituras, apenas uma terá o mesmo prefeito e as outras seis mudarão o comando a partir de janeiro de 2025, alterando o mapa político em toda a região.
Muitas mudanças também ocorreram em relação aos vereadores. Nesta edição, além da lista de todos os eleitos em cada uma das cidades, o Página Zero também divulga a lista completa de todos os candidatos (mesmo aqueles que não foram eleitos) em ordem alfabética. Págs. A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4 e B5.