Início Política Regional Eleições municipais permitem ascensão de novo deputado federal por Osasco

Eleições municipais permitem ascensão de novo deputado federal por Osasco

638
0
Foto: Divulgação/CMO

Segundo turno do pleito municipal ‘elege’ também Ribamar Silva como deputado federal por Osasco

O resultado das Eleições Municipais de 2024, pelas quais a população de todo o país escolheu novos vereadores e prefeitos, não foi apenas comemorado pelos vencedores após a confirmação de seus votos nas urnas. Em pelo menos um caso, em Osasco, tais resultados também confirmaram a elevação do atual vereador Ribamar Silva (PSD) à condição de novo deputado federal e que irá representar a cidade pelos próximos dois anos, pelo menos (até o final de 2026).
Reeleito para o segundo mandato como vereador em 2020 com 5.998 votos, Ribamar Silva andou se licenciando do posto por diversas vezes, ora para assumir o cargo de secretário da Casa Civil da Prefeitura de Osasco; ora para tentar outros voos, como a candidatura a deputado federal em 2022. Naquela oportunidade, ao conquistar 65.219 votos, Ribamar não conseguiu a eleição, mas ficou com a 2ª suplência do PSD paulista, sendo a 1ª suplência ocupada por Saulo Pedroso, da região de Atibaia.
Em 2023, o já eleito deputado federal Marco Bertaiolli deixou o posto na Câmara Federal para ocupar uma cadeira de conselheiro no Tribunal de Contas de São Paulo, abrindo a vaga justamente para Saulo Pedroso e deixando Ribamar como 1º suplente do partido.
Neste ano de 2024, tanto Saulo Pedroso em Atibaia, como outro deputado federal, Ricardo Silva, em Ribeirão Preto, lançaram-se candidatos a prefeito em suas respectivas cidades. Cabia, então, a Ribamar, torcer para ao menos uma vitória desses dois, para que a vaga fosse novamente aberta e ele pudesse almejá-la oficialmente.
Em Atibaia, Saulo Pedroso não vingou: obteve 34,82% dos votos válidos (27.380 votos), mas foi derrotado por Daniel Martini (PL), com 37.913 votos (48,22%). Em Ribeirão Preto, o que parecia fácil no 1º turno quase se complicou: Ricardo Silva, em 6 de outubro, foi escolhido por 128.466 eleitores mas, com 48,44% dos votos válidos, não conseguiu a maioria necessária e foi para o 2º turno com Marco Aurélio, do Novo. No último domingo, 27/10, Marco Aurélio praticamente dobrou sua votação, subindo de 66.136 votos no 1º turno para 130.734, ficou com 49,87% dos votos, mas acabou derrotado por Ricardo Silva, que no final das contas obteve 687 votos a mais (131.421), com 50,13% e eleito futuro prefeito de Ribeirão Preto.
Nas últimas semanas, depois de ajudar a eleger sua esposa Elânia Silva (PSD) a vereadora em Osasco (6.391 votos), Ribamar permaneceu alguns dias no Interior do Estado para ajudar na campanha de eleição de Ricardo Silva.

OFICIAL

Para assumir o posto de prefeito de Ribeirão Preto em 1º de janeiro de 2025, Ricardo Silva terá de oficialmente renunciar ao cargo de deputado federal, em Brasília. Somente a partir daí é que Ribamar será convocado para ocupar o posto vago.
Ao fazer festa pela vitória, o ribeirão-pretano Ricardo Silva também festejou a ascensão de Ribamar, discursando aos seus eleitores que o futuro deputado federal já se comprometera em lutar por recursos também pela cidade interiorana. Por isso, não se sabe ainda se o prefeito eleito irá cumprir seu mandato de deputado até o final de dezembro ou se adiantará sua renúncia, abrindo a vaga mais cedo para Ribamar.
Na sessão da Câmara Municipal de Osasco de terça-feira desta semana, 29/10, todos os vereadores se revezaram na tribuna para parabenizar o “novo” deputado federal. Ao agradecer, Ribamar disse: “Tenho orgulho de ser vereador nesta Casa por dois mandatos, e, também, ter sido presidente duas vezes. Devo minha gratidão a todo o povo osasquense. Tudo o que eu tenho e consegui, devo a essa cidade”, enfatizou.

Ribamar (à dir.) comemorou a vitória do companheiro Ricardo Silva (à esq.) – Foto: Ribamar Silva/Facebook