Início Esportes Derby em Itaquera: Corinthians pode voltar à zona de rebaixamento no Brasileirão...

Derby em Itaquera: Corinthians pode voltar à zona de rebaixamento no Brasileirão 2024 ou reduzir chances de tri do Palmeiras

2096
0
Foto: César Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Com arquirrivais querendo azarar o adversário, Brasileirão 2024 ganha dramaticidade com Derby

Corinthians e Palmeiras, um fora da área de risco da Série A após três meses, outro há três anos invicto no clássico, mas a três pontos do líder Botafogo, jogarão em Itaquera. São Paulo recebe Bahia tentando ajustar a bússola rumo à Libertadores, enquanto nau do Bragantino bate em corais e técnico cai no mar

Por Marcelino Lima

O Campeonato Brasileiro de futebol da série A dará uma pausa no domingo, 3 de novembro, para a realização do jogo de ida da final da Copa do Brasil (ver nota nesta página). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), então, concentrou as 10 pelejas da 32ª rodada entre esta sexta-feira, 1º de novembro, e a quarta-feira, 6 de novembro.
Entre as partidas programadas, os encontros Corinthians x Palmeiras e Botafogo x Vasco, respectivamente na segunda-feira, 4, e na terça-feira, 5, por exemplo, prometem acirrar a disputa pela liderança deste Brasileirão 2024 e acrescentar pimenta na corrida contra o rebaixamento — além de, naturalmente, reaflorar históricas rivalidades entre essas esquadras.
O Derby, marcado para a Arena Itaquera e previsto para começar às 20 horas, começará com o Timão sem a corda que carregava em torno do pescoço (em 15º, 35 pontos) após derrotar o Cuiabá (MT), por 1×0, mas ainda não livre do risco de queda, já que a área de descenso se encontra ‘embolada’. Por seu turno o Verdão, que em casa cedeu empate (2×2) ao Fortaleza (CE) e é bafejado por bons ventos, aparece em 2º, com 61 (3 pontos atrás do líder Botafogo/RJ) e quer manter as velas na rota do tri consecutivo , além de tenta defender a invencibilidade de mais de três anos contra o alvinegro batendo os mosqueteiros como fez no primeiro turno, quando ganhou por 2×0 em sua Arena Palestra.
Portanto, o torneio terá um confronto no qual se houver um vencedor o resultado obtido por ele em campo atrapalhará em muito a navegação do arquirrival: os mandantes de se distanciarem ainda mais da ilha dos quatro piores, o Verdão de se manter na “cola” do Fogão, que vai à frente e subiu para 64 pontos com o triunfo imposto ao Bragantino; na sequência, esgrimirá contra um cruzmaltino em ascensão (9º, 43) motivado por uma heroica vitória contra o Bahia (ver quadros).

‘PASSEIO’ NA PRANCHA

O técnico do tricolor da Boa Terra, Rogério Ceni, o eterno ídolo do tricolor do Morumbi, ficou ameaçado no cargo após o Esquadrão de Aço cair em São Januário (RJ) na segunda-feira, 28/10. E é com este ingrediente ameaçando azedar um pouco mais a moqueca soteropolitana e o emprego do ex-goleiro que os baianos darão à praia para o confronto a ser travado, justamente, contra o São Paulo, a partir das 21h30 da terça-feira, 5/11. Ocorre, no entanto, que o picadinho do “Mais Querido” também, recorrentemente, perde o “ponto” na temporada e tende ao insosso: embora já livre da ameaça de descenso, o clube treinado por Luis Zubeldía (que também vem se segurando ao mastro da nau), arrancou a duras penas o empate por 1×1 em Santa Catarina, contra o Criciúma, e aparece em 6º, com 51, mareando os torcedores que ainda sonham com a vaga, sem atracar em portos intermediários, para a fase de grupos da Copa Libertadores em 2025.
Ceni e Zubeldía estão andando na prancha com a ponta da espada fustigando-lhes as costas, em mares infestados por tubarões? Pois o português Pedro Caixinha já precisou fugir dos assustadores peixes a nado devido à demissão dele do Bragantino que encerrou o contrato de confiança de mais de dois anos entre as partes; neste período, o marujo deixado à deriva contabilizou 124 jogos, com 50 vitórias, 38 empates e 36 derrotas. O revés mais recente, sofrido contra o Botafogo nos minutos finais pela 31ª rodada, mergulhou o Massa Bruta em águas turvas: a primeira casa da zona de rebaixamento, 17º lugar, com 34 pontos. Para o posto vago a diretoria já negocia empregar como almirante (e salva-vidas) Fernando Seabra, exonerado pelo Cruzeiro em setembro. Se o martelo for batido, Seabra terá como primeira missão iniciar a recuperação bragantina, em casa, contra o “vice-lanterna” Cuiabá, a partir das 16 horas deste sábado, 2 de novembro.
O Juventude (RS), que também apontou o portão da rua para Jair Ventura após o clube gaúcho perder por 4×2 para o Flamengo (RJ), escolheu seguir com Fábio Matias, interinamente. O próprio rubro-negro, que na quarta-feira, 30, enfrentou e empatou em 1×1 com o Internacional em Porto Alegre (RS) o jogo que estava atrasado desde a 17ª rodada, já participara da dança das cadeiras trocando Tite pelo ex-lateral esquerdo Filipe Luiz.

O Palmeiras cedeu o empate ao Fortaleza e agora está a três pontos do líder Botafogo – Foto: César Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação