Início Esportes Vitórias em clássicos pelo Brasileirão distanciam Corinthians da queda e aproximam Botafogo...

Vitórias em clássicos pelo Brasileirão distanciam Corinthians da queda e aproximam Botafogo da taça

604
0
Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão

Alvinegros vencem clássicos e Botafogo ganha ‘gordura’ na liderança do Brasileirão 2024

Por Marcelino Lima

A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro de futebol da Série A caiu como luva para os planos do Corinthians e do Botafogo, alvinegros protagonistas em dois dos mais acirrados clássicos nacionais. Os clubes buscam objetivos distintos nesta reta final de temporada, mas os feitos que obtiveram em campo diante de arquirrivais históricos traduzem bem a importância dos resultados.
O Timão ganhou a terceira partida consecutiva na segunda-feira, 4 de novembro, quando bateu o Palmeiras por 2×0. Esse escore colocou o mosqueteiro em 13º na tábua de classificação, agora com 38 pontos ganhos, e ajudou os mandantes a se distanciarem um pouco mais da embolada zona de rebaixamento: a campanha é idêntica à do Vitória (BA), justamente o próximo adversário dos corintianos, mas o rubro-negro da Boa Terra aparece em 12º por somar mais triunfos (11×9). O feito em Itaquera também pôs fim ao jejum mosqueteiro que já ultrapassava três anos sem bater o oponente, além de interromper a série invicta que os esmeraldinos sustentavam há nove jogos neste Brasileirão 2024. Mais: com os 3×0 que impôs na noite do dia seguinte ao Vasco, o Fogão tirou proveito da quebra do tabu no Derby e fez aumentar para 6 pontos sua vantagem de líder isolado na corrida pelo título, agora com 67 pontos, contra 61 do Palestra (ver quadros).
Além de mais distante do Glorioso, o Palmeiras, atual campeão e em busca do tri consecutivo, ainda viu o Fortaleza (CE) se manter em 3º (60 pontos), praticamente colado ao seu para-choque; o Leão da Pici visitou Caxias do Sul e na serra gaúcha ganhou do Juventude por 3×0. Na sequência do certame, o time treinado por Abel Ferreira receberá nesta sexta-feira, 8/11, a partir das 21h30, o Grêmio (11°, 39). Com o apoio da torcida, terá de fazer a lição de casa e, depois, ainda “secar” o Botafogo — que, no “tapetinho” do estádio Nilton Santos, recepcionará na noite seguinte o aflito Cuiabá que, com 28 pontos e em 19º, parece já estar com um pé na Série B de 2025.
Se o Corinthians irá a Salvador travar mais uma “final” nesta temporada, o São Paulo regressou da capital baiana na terça-feira, 5, comemorando a colheita de 3 pontos por derrotar o Bahia (3×0), de ânimo renovado para terminar 2024 entre os clubes classificados diretamente para a Copa Libertadores da América. Sexto colocado com 54, o tricolor fará as honras da casa neste sábado, 9, a partir das 21 horas, contra o ameaçado Athletico (17º e primeiro clube dentro da zona de descenso, com 34). Já o Bragantino, com apenas 1 ponto a mais que o Furacão (35, 16º), vem de um insosso empate sem gols contra o Cuiabá, em Bragança Paulista. Em mais um confronto contra os últimos colocados, o “Massa Bruta” tentará bancar o visitante indigesto diante do Atlético Goianiense (20º, 25), a pior equipe da atual série A.

O Corinthians (camisa escura) quebrou série invicta, atrapalhou os planos do Palmeiras chegar ao tri alviverde e agora vai a Salvador, encarar “nova final” – Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão