Início Política Regional Assembleia Legislativa aprova Projeto de Lei para incluir Araçariguama na Região Metropolitana...

Assembleia Legislativa aprova Projeto de Lei para incluir Araçariguama na Região Metropolitana de São Paulo

148
0
Na Assembleia, o deputado Carlos Cezar argumentou que a união entre Araçariguama e a RMSP “já acontece há anos na prática” - Foto: Divulgação

Em sessão Extraordinária realizada na terça-feira da semana passada, dia 12 de novembro, os deputados reunidos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovaram o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 85/2023 que inclui o município de Araçariguama na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A proposta é de autoria do deputado Carlos Cezar (PL).
Com uma população de 21.522 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE (mas já estimada em 22.168 em 2024), e território superior a 145 mil quilômetros quadrados, Araçariguama é conhecida como “O Portal do Interior” e se caracteriza como um forte polo industrial. O município se localiza à margem da rodovia Castello Branco, a 54 quilômetros de São Paulo e a 72 quilômetros do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O deputado Carlos Cezar justifica que o PLC 85/2023 atende à demanda da população araçariguamense e promoverá integração de políticas públicas e planejamento integrado, com avanço no desenvolvimento econômico e social, gerando benefícios para seus moradores e dos demais municípios que integram a RMSP. “Em verdade, será a formalização de uma união de caráter social, econômico, político e administrativo que já acontece há anos na prática, graças às afinidades existentes entre Araçariguama, a Capital e a Grande São Paulo”, ressalta. O líder do PL apresentou a propositura a partir de solicitação do presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL).

MUDANDO DE LADO

O PLC 85/2023 foi aprovado na Alesp e segue agora para análise e eventual sanção por parte do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Caso haja a aprovação, Araçariguama deixará de fazer parte da Região Metropolitana de Sorocaba, criada em 2014 pela Lei Complementar nº 1.241. Essa região conta com 27 municípios.
Com a mudança, a nova Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) saltaria dos atuais 30 para 40 municípios.
Araçariguama, que se localiza na parte Oeste da Grande São Paulo faz divisa com duas cidades integrantes da RMSP, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, por onde também circula este jornal Página Zero.