Profissionais da saúde montam postos de atendimento em locais públicos para atender população vulnerável em Carapicuíba
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Carapicuíba deu início na semana passada, terça-feira, 26 de novembro, ao seu novo programa Consultório na Rua, um serviço de Atenção Primária à Saúde que visa ampliar o acesso aos cuidados de saúde para pessoas em situação de rua.
O programa foi criado para levar atenção integral à saúde a um grupo populacional em situação de vulnerabilidade, atuando em pontos pré-definidos da cidade e garantindo atendimentos oportunos e humanizados.
Segundo a Prefeitura, o Consultório na Rua conta com vans equipadas que oferecem os mesmos atendimentos de uma unidade de saúde tradicional, incluindo: acolhimento e orientações; pré-natal; realização de curativos; aferição de pressão arterial; exames de glicemia (Dextro); tratamento para tuberculose; testes rápidos para HIV e Sífilis; e vacinação.
Também de acordo com a administração municipal, as atividades são realizadas de forma itinerante, cumprindo uma carga horária mínima de 30 horas semanais, adaptando-se às demandas da população atendida. Os atendimentos podem ocorrer no período diurno e/ou noturno, durante todos os dias da semana. Além dos atendimentos, o Consultório na Rua trabalha com uma abordagem ampliada, que considera os problemas de saúde e sociais de cada indivíduo, integrando suas ações às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.
Neste início de programa, ele tem atendido a população em locais como a estação de trens Miguel Costa (Km 21); Parque dos Paturis; Calçadão central; Praça da Árvore; rotatória da Vila Dirce e cemitério do Ariston.