Início Cidades Mobilização de saúde e zeladoria em Itapevi pretende eliminar criadouros do mosquito...

Mobilização de saúde e zeladoria em Itapevi pretende eliminar criadouros do mosquito da dengue em toda a cidade

91
0
A Prefeitura ressalta a importância de os moradores receberem os agentes de saúde - Foto: Divulgação/PMI

A Vila Santa Rita será o primeiro bairro a receber as ações da Prefeitura de Itapevi dentro do “Mutirão Todos Contra a Dengue 2025”, organizado para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. O mutirão será realizado sempre aos sábados e acontece até o dia 10 de maio. No caso da Vila Santa Rita, as ações no bairro acontecerão neste sábado, 25/1, das 8 às 14 horas.
Para o sucesso da ação, a Prefeitura ressalta a importância de os moradores receberem os agentes de saúde, prestarem atenção às informações e abrirem suas casas para vistorias de potenciais criadouros do vetor. Para otimizar os trabalhos e facilitar a ação, além dos agentes de saúde, a Prefeitura também atua com as equipes de limpeza, que trabalham em parceria com o caminhão Cata-Bagulho. O veículo percorre as ruas recolhendo móveis velhos e sem uso. O objetivo é evitar locais com poças de água que facilitam a reprodução do mosquito.
As ações na Vila Santa Rita devem chegar às ruas Juventus, Nacional, Canário, José Chaluppe, Colorado, Francana, Comercial, Bangu, Benfica, Faisão, Internacional, Avaí, Joinvile, Praia de Baraqueçaba e Praia do Cumbuco.


PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO

A Prefeitura de Itapevi enfatiza que, “para o combate efetivo ao mosquito da dengue é fundamental que toda a população faça a sua parte, vistoriando e eliminado os focos do mosquito dentro das casas”. A fêmea do mosquito bota os ovos em água limpa e parada, normalmente em caixas d’água destampadas, pneus e garrafas sem proteção e vasos de plantas. O mosquito não se reproduz em piscinões e esgoto.
“O combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos. As ações para acabar com o Aedes devem ser realizadas semanalmente, durante todo o ano e não apenas no Verão, pois, os ovos das fêmeas podem sobreviver por meses em ambientes secos até que o clima fique quente e chuvoso novamente. Por isso, a atenção deve ser redobrada”, finaliza a administração municipal em nota encaminhada à imprensa.
A Prefeitura não divulgou, no entanto, o cronograma e programação de visitas aos demais bairros da cidade.