Início Geral PZ Cidade de São Paulo celebra 471 anos de fundação com diversas atrações...

Cidade de São Paulo celebra 471 anos de fundação com diversas atrações espalhadas pela cidade

129
0
Foto: Divulgação/Diogo Moreira/Governo do Est. de S. Paulo

Shows e filmes espalhados pela cidade celebram 471 anos de fundação de São Paulo

Capital do Estado que tem o mesmo nome, o município de São Paulo celebra neste sábado, dia 25 de janeiro, o aniversário de seus 471 anos de fundação. Com uma população de aproximadamente 11,8 milhões de habitantes, é a maior cidade do país e da América do Sul; e uma das maiores do mundo.
Fundada em 1554 como uma missão jesuítica alguns anos depois do descobrimento do Brasil pelos portugueses, São Paulo foi gradativamente galgando espaços na geografia do país. No século XVII (17), as atividades econômicas da vila limitavam-se quase que exclusivamente à agricultura de subsistência. A produção e exportação de açúcar não tinham grande desenvolvimento. Não obstante, São Paulo permanecia como um núcleo de povoamento pobre e isolado das áreas mais dinâmicas da colônia. Assim, já nas primeiras décadas do século, os paulistas começaram a organizar as bandeiras – grandes expedições que partiam em direção aos sertões inexplorados da colônia, em busca de mão-de-obra indígena, pedras e metais preciosos. Em pouco tempo, os bandeirantes se tornaram os grandes responsáveis pela ampliação dos limites das fronteiras da colônia.
Localizada estrategicamente defronte dos principais caminhos para o Interior, e banhada pelo rio Tietê (cujo curso natural servia de caminho ao Interior da capitania e à atual região Centro-Oeste), São Paulo converteu-se no principal centro do movimento bandeirante, especialmente a partir da década de 1660. Foi da vila que partiram as históricas expedições de Fernão Dias Pais, Antônio Raposo Tavares, Domingos Jorge Velho e de Bartolomeu Bueno da Silva, entre outras.
Depois disso, vieram o ciclo do açúcar e pelo menos dois ciclos do café, que impulsionaram a agricultura, tornando o Estado o mais rico do país. A riqueza proveniente dos cafezais e de uma indústria ainda incipiente sustentou a liderança paulista no movimento que motivou a proclamação da República do Brasil, em 1889.

FILMES E SHOWS PARA TODAS AS IDADES

Diversas comemorações pelos 471 anos da cidade de São Paulo estão sendo organizadas por entidades e associações. Algumas delas já acontecem desde o início do mês e, de forma mais intensa, desde o início desta semana.
De forma oficial, e em resumo, a Prefeitura da Capital preparou uma programação cultural espalhada por todas as regiões da cidade. Mais de 140 eventos ocorrem nos equipamentos culturais do município entre diversas linguagens artísticas, como exposições, sessões de cinema, shows, teatros e oficinas.   
Entre os destaques da programação elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está uma madrugada de exibição de filmes no Centro Cultural São Paulo, a “Madrugada Dark Fantasy”, que se inicia às 22h30 desta sexta-feira, 24/1, e segue até as 2 horas da manhã do sábado, 25.    
Ainda no CCSP, na Sala Adoniran Barbosa, se apresentam o ex-Titã Paulo Miklos (dia 24, às 19h), Geraldo Azevedo (dia 25, também às 19h) e Maria Gadu (dia 26, às 18h). Já na Sala Jardel Filho, a peça “Ana Livia”, com Bete Coelho e Vera Zimmermann, promete emocionar o público. Em todas as atrações, a retirada de ingressos ocorre na bilheteria física do CCSP, duas horas antes da programação.  
Entre os destaques da parceria entre CCSP e SP Cine, também está a exibição do filme “Ainda Estou Aqui” (2024) no jardim suspenso do Centro Cultural São Paulo, no dia 25, às 19h30. O filme terá distribuição de ingressos uma hora antes da sessão, às 18h30, limitado a 150 lugares.   
No Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, as atrações do dia 25 começam às 10 horas, com o musical infantil “Brincar de Quê”, Passarinho Contou” e segue com “Samba 90 graus”, às 15 horas (cantores de pagode dos anos 90, Chigor, Netinho de Paula e Marcio Art dão voz ao projeto), a cantora e compositora Budah, às 17 horas, e Cebezinho, às 19 horas.   
O Centro Cultural Tendal da Lapa também recebe atividade para as crianças no dia 25, com o projeto “Brincadeira de Todos os Tempos”, às 10 horas, com pintura facial, música e outros passatempos. Também há shows previstos, como o da banda instrumental “Bixiga 70”, conhecida por misturar elementos da música africana, afrobeat, brasileira, latina e do jazz, às 16 horas; e do rapper Yago Oproprio, indicado ao Grammy com a canção “La Noche”, às 19 horas.   
E falando de hip-hop, o estilo musical toma conta da programação do Centro Cultural da Juventude no dia 25, com shows de MC Luanna (15h), Dexter (17h), MC GA (20h) e muito mais.   
As Casas de Cultura também terão programação diversificada: do rap, rock, samba, forró, reggae, sertanejo, MPB, música eletrônica à dança e literatura, passando por interações artísticas como live paiting.   
Do entardecer ao anoitecer, o samba reinará na Vila Itororó, com o “Samba na Laje”, às 15h30; “Resenha de Crioulas”, às 17h30; e “Batucada Nossa Tradição”, às 19h00.   

ROTEIRO ESPECIAL

No sábado, dia 25, o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) promove o roteiro “Nossa São Paulo: Cultura, cidade e patrimônio”, no Centro Histórico. De forma simbólica, a caminhada tem início às 10h30, na antiga sede do Departamento de Cultura, e finaliza na atual sede, na rua Líbero Badaró, 346. A experiência proporcionada pelo percurso será uma oportunidade única para os participantes se conectarem com a cidade a partir das transformações que a moldaram ao longo do tempo, bem como suas permanências, identificadas nas paisagens, monumentos e edificações, discutindo o papel dos instrumentos de preservação do patrimônio nesse processo. As vagas são limitadas.   
Ainda no Centro de São Paulo, o Centro Cultural Olido recebe no dia 25, às 19h00, o Grupo Originais do Samba; e a Biblioteca Mário de Andrade inicia a exposição “BMA 100 anos”, com visitas guiadas já acontecendo desde a quinta-feira, 23 de janeiro. No terraço da Biblioteca, ocorre ainda a apresentação da Orquestra Mundana Refugi, com o show “São Paulo de Todos os Povos”, às 16h00, enquanto no auditório acontece o “Cineconcerto: Lisbela e o Prisioneiro” (Guel Arraes, 2003), com trilha sonora executada ao vivo, às 17h30.   
Para o público infanto-juvenil não faltará diversão no Centro Histórico: a Praça das Artes recebe o show da dupla de música infantil Patati e Patatá, às 11h30, e o Bloquinho Gente Miúda, às 14h00.   
As bibliotecas, teatros e museus também recebem programação com intervenções artísticas para o público infantil, peças adulto e infanto-juvenil e oficinas diversas.    
A programação completa em todos os equipamentos culturais está disponível no link https://capital.sp.gov.br/web/cultura/w/471%C2%B0-anivers%C3%A1rio-de-s%C3%A3o-paulo.
Apesar de se tratar de um sábado, o que não deve impactar sobremaneira o funcionamento do comércio e outros estabelecimentos, o dia 25 de janeiro é considerado feriado municipal na Capital.

A Biblioteca Mario de Andrade, no Centro, recebe exposição com visitas guiadas; apresentação de orquestra e “cineconcerto” – Foto: Leon Rodrigues/Secom/Prefeitura São Paulo