Confronto entre São Bernardo e Palmeiras abre quartas de final do Paulistão 2025
Por Marcelino Lima
São Bernardo x Palmeiras, duelo marcado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para começar às 20h30 deste sábado, 1º de março, abrirá as quartas de final do Campeonato Paulista da Série A1, etapa da competição que terá jogo único e exigirá cobrança de pênaltis em caso de empate ao fim do tempo regulamentar. A partida inaugural deverá transcorrer no estádio Municipal Primeiro de Maio, casa do Bernô, cuja equipe terminou a fase de classificação após 12 rodadas como o mais bem classificado do grupo D, com 23 pontos ganhos, apesar da derrota por 3×1 amargada no próprio reduto diante do São Paulo no encerramento do turno inicial. O Verdão também chegou aos 23 pontos, contudo ficou em 2º por colecionar uma vitória a menos (7×6). O alviverde, por sinal, avançou no caminho em busca do tetra de forma dramática: bateu o Mirassol (3×2) fora de casa, com o gol decisivo assinalado aos 41’ da etapa final (ver quadros).
Apesar do tropeço ante os esmeraldinos, o Mirassol está credenciado para o primeiro dos “mata-matas” da temporada: o Leão Caipira ficou em 2º no grupo A, com 16 pontos, e agora visitará o Corinthians a partir das 18h30 do domingo, 2. O Timão fechou o bloco como líder, com 27, fatura com a qual assegurou a melhor campanha geral depois do empate por 2×2 com o Guarani, na Arena Itaquera. Por esse critério, voltará a atuar em casa se carimbar a passagem às semifinais e ainda será mandante do segundo jogo na decisão pelo título do Paulistão 2025, marcado para 27 de março.
Ainda no domingo de carnaval, 2 de março, o Santos receberá o Bragantino na Vila Belmiro, a partir das 20h45. O Peixe terminou o grupo B com 18 pontos, um a mais que o Massa Bruta, com 17; ambos venceram os derradeiros compromissos da fase de classificação como visitantes: os santistas venceram a Internacional, em Limeira, por 3×0; os bragantinos viajaram até Campinas onde eliminaram a Ponte Preta por 2×0.
São Paulo x Novorizontino encerrarão as quartas de final a partir das 20 horas da segunda-feira, 3. O tricolor dominou o grupo C com 19, contra 18 do Tigre, números contabilizados após o Mais Querido superar o São Bernardo e o novo oponente impor 2×1 ao Botafogo, em Ribeirão Preto. Curiosamente este confronto também ocorreu nesta etapa da competição em 17 de março do ano passado, no Morumbi: o jogo terminou 1×1 naquela ocasião e nas cobranças de penalidades o clube interiorano ganhou por 5×4.
REBAIXADOS
O regulamento do Paulistão 2025 determina: as duas piores equipes da fase de classificação cairão para a Série A2 ao término da fase de classificação, independentemente do grupo do qual participaram. Amargaram a frustração da queda Internacional de Limeira e Água Santa, “lanternas” do A e do C, ambos com 7 pontos ganhos. O Netuno, de Diadema, despediu-se da elite dois anos após ser vice-campeão estadual com apenas 1 vitória, ao passo que o Leão da Paulista não assustou ninguém com sua juba e volta à Segunda Divisão sem vencer, cravando um ano melancólico para a torcida da primeira equipe do Interior de São Paulo a ser campeã bandeirante, em 1986, quando surpreendeu o Palmeiras.
Egressos da Série A2, por sua vez, Noroeste e Velo Clube conseguiram permanecer: o Norusca, de Bauru, como 3º do C, com 8 pontos; o Galo Vermelho, de Rio Claro, como 4º do D, com 13.
SÉRIES A2 E A4
Após empatar sem gols contra o Santo André, na quarta-feira, 26/2, no campo do Ramalhão, e vencer o Linense pela contagem mínima, no sábado, 22 de fevereiro, o Oeste disputará a 14ª e penúltima rodada da fase de classificação da Série A2 do Paulista como 8º do bloco (19 pontos ganhos) dos líderes que avançariam às quartas de final. O embate será neste sábado, 1º de março, contra a Portuguesa Santista, a partir das 15 horas, na Arena Barueri. O Primavera segue na ponta, com 26.
Pela Série A4, o Grêmio Osasco Audax ganhou em casa no sábado, 22/2, por 3×2 da Matonense, mas não repetiu a boa atuação e, atuando de novo no estádio Prefeito José Liberatti na quarta-feira, 26, acabou derrotado pelo vice-líder São Caetano (20 pontos) por 3×1. Ainda assim o Osasco Audax conseguiu se manter fora da zona de rebaixamento e aparece em 12º, com 10 pontos; o Paulista rege o concerto com 22. Na quarta-feira, 5 de março, pela 11ª rodada, os Vermelhos visitarão a União Agrícola Barbarense, em Santa Bárbara d’Oeste, a partir das 15 horas.



