Início Cidades Unidades Básicas de Saúde de Barueri começam a ganhar espaços de brincar

Unidades Básicas de Saúde de Barueri começam a ganhar espaços de brincar

129
0
Foto: Ana Guice/Secom 

UBS do Belval recebe espaço de brincar e iniciativa deve ser ampliada por mais unidades de saúde de Barueri

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Barueri, através do Centro de Referência pela Primeira Infância (CRPI), está implantando espaços de brincar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A iniciativa conta com parceria envolvendo a Secretaria de Saúde e o objetivo é levar um pouco da experiência do CRPI para os pequenos pacientes, que podem desfrutar do livre brincar enquanto aguardam atendimento médico.  
“Quando propomos a criação de espaços brincantes nos equipamentos públicos municipais, não apenas cumprimos determinações legais do Plano Municipal para a Primeira Infância, como também contribuímos para expandir a cultura do brincar na nossa cidade”, explica a diretora do CRPI, Neusa de Fátima Cesar. 
 
UM LUGAR SÓ DELES 

Em novembro de 2024, a equipe do CRPI montou o primeiro espaço brincante na UBS Doutora Kátia Kohler, no bairro do Engenho Novo. Neste ano, agora neste mês de fevereiro, o projeto chegou na Cleuso de Oliveira (Jardim Belval), onde as crianças podem pular amarelinha, montar blocos, brincar na mini farmácia, desenhar na lousa, explorar jogos sensoriais, se fantasiar de pequenos doutores, aproveitar o cantinho da leitura, entre outras atividades.
No Centro de Referência pela Primeira Infância, as crianças desenvolvem habilidades por meio de espaços sensoriais, contação de histórias, práticas culinárias, oficinas de musicalização, circo, balé e outras atividades lúdicas.
O CRPI está localizado na rua Terra, 326, no Jardim Tupanci e, segundo a Prefeitura, já está programando a implantação do terceiro espaço de brincar, o que deve ocorrer na UBS Edini Cavalcanti Consoli, situada no Jardim Tupan.
A Prefeitura de Barueri, no entanto, não divulgou qual o cronograma para essa nova instalação.

Neste mês de fevereiro o projeto chegou à UBS do Jardim Belval – Foto: Ana Guice/Secom