Início Cidades Familiares de vítimas da Covid-19 também recebem acolhimento social em Barueri

Familiares de vítimas da Covid-19 também recebem acolhimento social em Barueri

784
0
O serviço de acolhimento e suporte é feito via telefone (Foto: Lourivaldo Fio / Secom)

Além do atendimento direto aos pacientes afetados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs) de Barueri vem atendendo, desde maio, também familiares dessa parcela da população. O serviço social de acolhimento e suporte tem prestado assistência via telefone, fornecendo orientações e intermediando o acesso deles a serviços e benefícios a que possam ter direito.
“Foi elaborado um questionário prévio no qual identificamos o grau de parentesco, composição familiar e rede de apoio dos residentes no domicílio da vítima, existência de contactantes com sintomas, tempo de duração dos sintomas, se procuraram serviço de saúde e qual a conduta. Questiona-se a existência de outros óbitos no domicílio ou familiar e se necessitam utilizar algum serviço municipal no momento ou receber algum benefício social. A partir dessa primeira iniciativa, os atendimentos serão intensificados de modo a contemplar todas as famílias das vítimas de Covid-19 de Barueri”, esclareceu Suellen de Araújo Costa, que atua na gestão do serviço social nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “A partir da escuta, caso surja demanda para atendimento em algum serviço municipal, fazemos a articulação necessária, como para acompanhamento psicológico, acessar uma especialidade médica, receber um benefício social etc”, completou Suellen.
Os profissionais também estão planejando as futuras ações que deverão ser implementadas nas UBS no período de transição, quando os serviços suspensos começarem a ser retomados. Esses assistentes sociais estão presentes em todas as UBS de Barueri e atendem pacientes que buscam a unidade presencialmente, além de compor projetos voltados ao acolhimento dos profissionais de saúde que atuam com eles na luta contra a Covid-19.