Prefeitura de Osasco inaugura oitavo ecoponto da cidade, agora localizado na Cidade das Flores
O bairro da Cidade das Flores, na zona Sul de Osasco, é mais um bairro da cidade contemplado pela Prefeitura local com uma unidade do Ecoponto, espaço específico onde os moradores possam descartar materiais inservíveis, como pequenas sobras de material de construção, poda de árvore, móveis velhos, colchões, madeiras, eletrônicos e utensílios para reciclagem (garrafas PET, plástico, papelão e vidro).
A inauguração da nova unidade, localizada na avenida Ipê, 527, aconteceu no sábado, 12 de abril, com a presença do prefeito Gerson Pessoa (Podemos).
O prefeito reforçou o pedido para que os munícipes colaborem com a limpeza da cidade e não joguem lixo e entulho em vias públicas. “Esse equipamento (Ecoponto) vai trazer mais qualidade de vida aos moradores dessa região. Mas é preciso que todos se conscientizem e ajudem a manter a cidade limpa para evitarmos transtornos (alagamentos em razão do entupimento de bocas de lobo e obstrução de córregos e galerias)”.
De acordo com a Secretaria de Obras da cidade, todos os meses os ecopontos recebem cerca de 2,5 mil toneladas de entulho. “Imaginem para onde iria esse material e os transtornos que causariam na cidade. Por isso, é importante que as pessoas levem seus inservíveis para os ecopontos”, reforçou o prefeito.
Presente ao evento, o secretário de Obras, Waldyr Ribeiro, afirmou que, nos próximos quatro anos, a cidade deve receber mais 12 ecopontos. “Aqui onde estamos entregando essa unidade também vamos fazer um forte trabalho de educação ambiental para que as famílias se conscientizem e não joguem mais lixo e entulho nas ruas e às margens dos córregos”, concluiu.
A Secretaria de Obras da Prefeitura administra atualmente os ecopontos Jardim Mutinga, Helena Maria, Novo Osasco, Jardim Baronesa, Jardim Veloso, Jaguaribe e Vila Pestana, sendo o da Cidade das Flores a oitava unidade. Além disso, cuida também dos mini ecopontos Adalgisa, Bandeiras, Munhoz Júnior e Padroeira II. Seus endereços podem ser conferidos pelo link https://osasco.sp.gov.br/programas-e-acoes/#ecopontos. Segundo a Prefeitura, nos locais onde ainda não há um ecoponto próximo, os munícipes podem agendar retirada de entulho pelo telefone 156, mas a pessoa não pode despejar o material nas calçadas, terrenos ou vias públicas. É preciso deixar o material armazenado em casa até que um caminhão da Prefeitura passe na data marcada para recolhê-lo.
