Início Cultura Fim de semana tem Festa de Santa Cruz na Aldeia de Carapicuíba

Fim de semana tem Festa de Santa Cruz na Aldeia de Carapicuíba

301
0
Foto: Jéssica Moreira

Programação cultural e religiosa toma conta da Aldeia de Carapicuíba com a Festa de Santa Cruz

Desde a quinta-feira, dia 1º de maio, a Prefeitura de Carapicuíba vem promovendo sua tradicional Festa de Santa Cruz. Com atividades culturais e religiosas programadas para a Aldeia Jesuítica da cidade, a programação inclui quermesse, terço em louvor a Santa Cruz, dança de Santa Cruz, missa e apresentações de grupos tradicionais como Congada,  Maracatu e de música raiz com violeiros/as e orquestra, tudo em parceria entre o grupo Sarabaquê, a Secretaria de Cultura da Prefeitura local e a Associação Paulista Amigos da Arte (Apaa). O projeto Violas Brasileiras também é parceiro da ação.
O evento teve seu primeiro registro em 1734, originando-se no período da colonização portuguesa, com a influência religiosa e interesse dos padres jesuítas na catequização dos indígenas, enraizada entre os mestiços que, mais tarde, formariam os sertões, as aldeias e os arraiais. Com o passar dos anos, a admiração pelo culto da Cruz se fortaleceu e até os dias atuais, mantido por diversas famílias tradicionais da Aldeia de Carapicuíba. A Festa de Santa Cruz transformou-se numa confraternização que reúne amigos, vizinhança e comunidade para  promover a religiosidade, pedir proteção, agradecer e oferecer entretenimento.
Segundo a Prefeitura, A Festa de Santa Cruz também terá procissão, levantamento do mastro e passagem da Coroa; além de um bate-papo com representantes do Ministério da Cultura para debater as demandas do setor cultural na cidade.
Toda a programação se estende até domingo, dia 4 de maio. Nesta sexta-feira, dia 2, as atividades começam às 15 horas e se estendem até as 21 horas. No sábado, 3, seguem das 11 às 21 horas; e, no domingo, dia 4/5, das 13 às 21 horas.
O acesso a todas as atrações, na praça da Aldeia, é gratuito.

Todas as atrações acontecem na praça da Aldeia, com acesso gratuito ao público – Foto: Divulgação/PMC