Início Cidades Instituto Federal em Osasco deve iniciar ano letivo em fevereiro de 2026

Instituto Federal em Osasco deve iniciar ano letivo em fevereiro de 2026

161
0
O prédio onde será instalado do Instituto passa por reformas, segundo a Prefeitura - Foto: Caio Henrique

Instituto Federal de Educação chega a Osasco com previsão de 1.400 vagas em cursos técnicos gratuitos

Na quinta-feira da semana passada, dia 15 de maio, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa (Podemos), assinou o termo de cessão de uso de terreno localizado no Jardim das Flores ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que a partir do primeiro semestre de 2026 funcionará no prédio que até o ano passado abrigava a Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp). O novo campus da Unifesp na cidade foi inaugurado no segundo semestre de 2024, em Quitaúna; transferindo os alunos e desocupando o imóvel que utilizava na rua Oleska Winogradow, 42 no Jardim das Flores, ao lado do parque da Fito. 
O termo de cessão de uso tem validade de 30 anos, prorrogáveis por igual período. A implantação do Instituto Federal em Osasco foi anunciada pelo governo federal ainda em março do ano passado e, além do município, também está prevista uma unidade em Cotia e outra em Carapicuíba, de um total de 13 previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o Estado de São Paulo nos próximos anos. No momento, o Estado conta com 41 unidades.
“A vinda do Instituto Federal para Osasco vai contribuir com esse momento de desenvolvimento da cidade e na qualificação dos nossos jovens para o mercado de trabalho”, disse Gerson Pessoa.
Dentre as diversas autoridades presentes ao ato de assinatura do termo, compareceram também os dirigentes do Instituto Federal, Silmário Santos e Ricardo dos Santos Coelho, que informaram, inicialmente, que serão oferecidas 1.400 vagas no campus Osasco em cursos gratuitos. Esses cursos, no entanto, ainda não estão definidos e audiências públicas com a participação da comunidade devem definir tal grade.
Ainda segundo tais dirigentes, a previsão é que o ano letivo seja iniciado em fevereiro de 2026 com ao menos dois cursos de nível médio integrado (Ensino Médio conjugado com os cursos técnicos).
De acordo com a Prefeitura, o prédio onde funcionará o Instituto já está em reforma desde o início do mês de maio, com serviços como reavaliação das redes elétrica e hidráulica, reboco e pintura de teto e paredes e troca dos sanitários. A obra é feita pela Redax Engenharia e tem previsão de término até o final deste ano.