Início Cidades Em 100 dias, Centro de Combate ao Coronavírus contabiliza mais...

Em 100 dias, Centro de Combate ao Coronavírus contabiliza mais de 7 mil atendimentos

948
0
O CCC está instalado na Vila Nova Itapevi (Foto: Willian Leite/PMI)

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapevi divulgou nesta semana um balanço sobre o número de atendimentos do Centro de Combate ao Coronavírus da cidade, após 100 dias de funcionamento. De acordo com o setor, foram realizados 7.524 atendimentos, 204 remoções e 225 tomografias.
Instalada na rua José Michelotti, 97, Vila Nova Itapevi, a unidade criada e mantida pela Prefeitura começou a atender em 18 de março e funciona 24 horas de segunda-feira a domingo. O local oferece atendimento exclusivo a pacientes com mais de 12 anos de idade e que apresentem sintomas do novo coronavírus (Covid-19).
“O nosso objetivo com o CCC é centralizar o atendimento dos pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19, desta forma reduzindo as chances de contágio pelo vírus dos moradores que procuram as demais unidades da rede municipal”, afirmou o prefeito Igor Soares (Pode).
De acordo com o balanço divulgado, no primeiro mês de funcionamento, em março, foram 988 atendimentos em apenas 12 dias. Em abril, o CCC registrou 1.709 atendimentos. Em maio, chegou a 2.643 atendimentos; e, no mês de junho, 2.184 pessoas foram atendidas pelo Centro de Combate ao Coronavírus.
O prédio funciona com leitos hospitalares, dois espaços de triagem, recepção e espera, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem treinados para atendimento aos pacientes sintomáticos do coronavírus. A unidade de saúde ainda passa por readequações e ampliações constantes conforme a necessidade de atendimento. No Centro de Combate ao Coronavírus de Itapevi são realizados testes como o PCR (exame que detecta o novo coronavírus) e o teste rápido, segundo recomendações e as portarias publicadas pelo Ministério da Saúde.
Nos meses de maio e junho as equipes médicas de enfermagem e fisioterapeutas do CCC, composta por cerca de 30 profissionais, realizaram treinamento com a equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Itapevi com o objetivo de respeitar todos protocolos e as demandas de segurança ao atendimento do paciente de alta gravidade clínica.