Início Cidades Barueri é certificada e passa a integrar Rede Brasileira de Escolas de...

Barueri é certificada e passa a integrar Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública

146
0
Segundo a diretora da ESP-Barueri, o reconhecimento se deu “graças ao comprometimento e trabalho coletivo de toda a equipe” - Foto: Ana Guice/Secom 

A Prefeitura de Barueri divulgou no início desta semana que a Escola de Saúde Pública (ESP-Barueri), vinculada à sua Secretaria Municipal de Saúde, recebeu o Certificado de Pertencimento à Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), tornando-se oficialmente membro dessa rede nacional dedicada à qualificação da saúde pública. 
Segundo análise da administração municipal, “o reconhecimento reafirma o papel da ESP-Barueri como espaço estratégico para a formação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), alinhado aos princípios da saúde pública e às necessidades da população local”. A RedEscola é composta por instituições municipais, estaduais, distritais e universidades, que promovem a cooperação e o intercâmbio de saberes para fortalecer a saúde pública no Brasil. 
Para a diretora do Departamento Escola de Saúde de Barueri, Giselle Rodrigues de Sant’Anna Neves, a adesão à rede representa “um importante passo na valorização dos profissionais da saúde e na consolidação de uma formação crítica e emancipadora”. Segundo ela, o reconhecimento reforça o compromisso do município com a educação permanente em saúde, a troca de experiências e a construção coletiva do conhecimento. 
“O certificado reconhece que a ESP-Barueri integra um coletivo comprometido com a formação qualificada de profissionais e com o fortalecimento do SUS em todo o país”, afirmou Giselle, destacando ainda que o resultado só foi possível “graças ao comprometimento e trabalho coletivo de toda a equipe, que vem construindo uma trajetória sólida, baseada no cuidado, no conhecimento e na transformação”. 
Com essa certificação, a ESP-Barueri passa a ter acesso a uma rede nacional de colaboração, com intercâmbio de práticas, metodologias, pesquisas e materiais didáticos. “Estamos iniciando uma nova etapa, cheia de desafios e possibilidades. A partir dessa conquista, vamos ampliar os diálogos, fortalecer parcerias e qualificar ainda mais o trabalho de quem cuida”, concluiu a diretora.