Início Cidades Gerson Pessoa anuncia ‘reforço’ na corporação durante celebração dos 35 anos da...

Gerson Pessoa anuncia ‘reforço’ na corporação durante celebração dos 35 anos da Guarda Municipal de Osasco

115
0
Integrantes da corporação receberam homenagens por destacada atuação - Foto: Fernanda Cazarini

A Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) celebrou na quarta-feira da semana passada, dia 18 de junho, seus 35 anos de fundação em uma cerimônia realizada na sede da instituição, que contou com a presença do prefeito Gerson Pessoa (Podemos).
Durante o encontro, foram entregues Láureas do Mérito Pessoal aos guardas que se destacaram nas mais variadas ocorrências. O secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco, Coronel José Virgolino de Oliveira, ressaltou o papel da tecnologia no combate à criminalidade: “A tecnologia veio para revolucionar a forma como enfrentamos a criminalidade. Hoje, a Guarda Civil trabalha de forma planejada, articulada e dinâmica junto às demais forças de segurança, fortalecendo a proteção da população”, concluiu.
O comandante da GCM, inspetor Erivan Gomes, por sua vez, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância de cada agente para a corporação. “Gostaria de expressar minha gratidão pela presença de todos, especialmente aos veteranos que ajudaram a construir a história da nossa instituição. Desde a sua criação, a Guarda Civil Municipal tem evoluído constantemente, formando profissionais dedicados e comprometidos com a segurança da nossa cidade. Hoje, celebramos 35 anos de existência, uma trajetória marcada por desafios e conquistas. Agradeço ao prefeito Gerson Pessoa e às demais autoridades pelo apoio contínuo à nossa corporação. Que possamos continuar fortalecendo a GCM e avançando cada vez mais na proteção da população. Parabéns a todos”.
Durante seu pronunciamento, o prefeito Gerson Pessoa anunciou compromissos para a corporação, incluindo dobrar o valor da Atividade Complementar (ATC), tornando-o o maior da região. Ele também garantiu o chamamento de 148 remanescentes até o final deste ano. Entre as iniciativas previstas para os próximos anos, Pessoa confirmou a inauguração da Cidade da Polícia, que reunirá as forças de segurança e abrigará um novo quartel da GCM. O projeto deve ser entregue no primeiro semestre de 2026, segundo divulgação feita pela Prefeitura.
O prefeito também ressaltou o avanço tecnológico na área de segurança pública, anunciando que Osasco será a primeira cidade fora da Capital a implementar reconhecimento facial como ferramenta de monitoramento. “Já contamos com 2 mil câmeras e o objetivo é ampliar esse número para 10 mil, conectando dispositivos públicos e privados, garantindo maior eficácia na proteção dos cidadãos”, disse.
A cerimônia contou com as presenças da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gabi Pessoa; e de autoridades como o vice-prefeito Lau Alencar; o ex-prefeito e atual secretário de Esportes de São Paulo, Rogério Lins; secretários, vereadores e também autoridades militares.

O prefeito Gerson Pessoa (à dir) esteve ao lado de autoridades civis e militares – Foto: Fernanda Cazarini