Início Esportes Palmeiras x Botafogo: primeiro ‘mata-mata’ do Mundial dos EUA deixará um pelo...

Palmeiras x Botafogo: primeiro ‘mata-mata’ do Mundial dos EUA deixará um pelo caminho

323
0
Foto: Vitor Silva/Botafogo FR

Oitavas do Mundial de Clubes dos EUA começam com Palmeiras x Botafogo

Por Marcelino Lima

Palmeiras e Botafogo abrirão neste sábado, 28 de junho, às 13 horas (horário de Brasília), na Filadélfia, as oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes de futebol que está em andamento nos Estados Unidos da América (EUA). Confronto que vem sendo marcado nos gramados nacionais por acirrada rivalidade, o clássico oporá os campeões das duas mais recentes temporadas brasileiras da Série A. Melhor do país em 2023, o Verdão chegou ao primeiro “mata-mata” do torneio promovido em novo formato pela Fifa à frente do grupo A, com 5 pontos ganhos, após ficar duas vezes atrás no marcador, mas arrancar um suado empate em 2×2 com os anfitriões do Inter Miami. Antes, o alviverde batera o Al Ahly (Egito), por 2×0. Já o Glorioso foi o 2º do grupo B, com 6 pontos: perdeu o derradeiro duelo da fase de classificação por 1×0 para o espanhol Atlético de Madrid, mas fez história no duelo anterior ao ganhar do atual campeão europeu, o Paris Saint Germain (ver quadros).
Primeiro brasileiro a carimbar o passaporte para as oitavas, o Flamengo totalizou 7 pontos e avançou à proa apesar de apenas empatar por 1×1 com o Los Angeles (EUA) no apagar das luzes do grupo D; em sua jornada anterior superara o Chelsea (Inglaterra), por 3×1. A proveitosa campanha trouxe para o caminho rubro negro o Bayern de Munique – 2º melhor do grupo C e autor da maior goleada registrada na competição até o momento: 10×0 sobre o Auckland City (Nova Zelândia), em 15/6. O Benfica (Portugal) terminou à frente dos alemães e agora duelará com o Chelsea, também no sábado, 28, em Charlotte, a partir das 17 horas.
O Fluminense também não decepcionou seus torcedores: fechou o grupo F como 2º colocado e na sequência deverá encarar a Internazionale (Itália), vice-campeã europeia, a partir das 16 horas da segunda-feira, 30. Em sua trajetória no módulo de grupos encerrada com empate sem gols frente ao Mamelodi Sundowns (África do Sul) o tricolor das Laranjeiras recolheu 5 pontos, 2 atrás do líder Borussia Dortmund (Alemanha). Em sua segunda partida no solo norte-americano, o time treinado por Renato Gaúcho derrotara de virada o Ulsan Hyundai (Coreia do Sul), por 4×2.
A fase de classificação do Mundial de Clubes 2025 estava prevista para terminar na noite de quinta-feira, 26 de junho, quando esta edição foi fechada e os placares dos jogos restantes dos grupos G e H não puderam ser anotados. A tabela indicava o clássico europeu Juventus (Itália) x Manchester City (Inglaterra) e Widad Casablanca (Marrocos) x Al Ain (Emirados Árabes Unidos); e Al Hilal (Arábia Saudita) x Pachuca (México) e RB Salzburg (Áustria) x Real Madrid (Espanha). Marroquinos e emiráticos já entrariam eliminados, assim como os mexicanos do grupo H.

Fluminense (uniforme tricolor) e o sul-africano Mamelodi Sundowns fecharam o grupo F em partida sem vencedores – Foto: Marcelo Fernandes/Fluminense FC