Início Esportes Prognóstico indica: só Palmeiras tem ‘bala na agulha’ para tirar Brasileirão/25 do...

Prognóstico indica: só Palmeiras tem ‘bala na agulha’ para tirar Brasileirão/25 do Flamengo

155
0
Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Ao encerrar 1º turno na frente, Flamengo mantém favoritismo para ficar com a taça do Brasileirão 2025

Por Marcelino Lima

O Campeonato Brasileiro da Série A, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entrará neste final de semana em seu segundo turno, que passará a vigorar a partir da 20ª das 38 rodadas programadas até o término da temporada, em 21 de dezembro. Embora ainda haja jogos pendentes do primeiro turno (apenas 5 dos 20 times já disputaram 19 rodadas), o Flamengo entrará na “segunda metade” do Brasileirão 2025 não apenas como líder isolado, mas como o favorito a cruzar a linha de chegada à frente dos concorrentes e ficar com o troféu. Esse cenário decorre das estatísticas publicadas no começo desta semana pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele próprio com um jogo a menos em relação às rodadas oficiais, o rubro-negro atingiu 40 pontos ganhos em 18 jogos e, nos ábacos da entidade mineira, aparece com 47,9% de ter um Natal mais feliz que os adversários, após bater o Mirassol na rodada anterior por 2×1 (ver quadros).
Depois do Mengão, o segundo com mais probabilidades de dar a volta olímpica é o Palmeiras, embora atualmente figure em 3º na tábua de classificação, atrás do Cruzeiro (MG). É que computada a vitória de virada que impôs em casa ao Ceará (CE), o alviverde passou a contar com 29,5% de probabilidades de beijar o caneco, ante 12% da Raposa. O cacife cruzeirense caiu depois de o time alvianil, que abrira o marcador, sofrer nova derrota em Belo Horizonte, desta vez para o Santos.
Para os demais paulistas, a parte final do campeonato será uma disputa “apenas” pela colocação mais honrosa possível, que leve à Copa Libertadores da América, à Copa Sul-Americana ou, pelo menos, mantenha a equipe na elite em 2026. Considerada a primeira das três hipóteses, o Mirassol, em seu primeiro ano na Série A, é o que hoje comemora os quadros mais animadores, com 55% de chances de ir para a Copa Libertadores. O porcentual é maior do que o do Botafogo (RJ), por exemplo: o atual campeão brasileiro e continental crava 52,6%. Em seguida vem o São Paulo, com 37,6%. Em relação ao título, as chances do trio não ultrapassam 3%, contudo beiram 0% para a queda de Divisão. O tricolor, que venceu o Vitória por 2×0, por exemplo, tem 0,97% e 1,2%, respectivamente.
Santos, Corinthians e Bragantino aparecem com maior risco de degola (19%, 17,1% e 4,7%) do que perspectivas de festejar com a taça (0,051%; 0,021% e 0,24%, nesta ordem). O “Peixe” ainda é o que mais causa calafrios em seus torcedores mesmo já fora do bloco dos piores há duas rodadas, todavia em campo mosqueteiros e bragantinos também andam vacilantes e já deixam quem os apoia com o rosário às mãos. O Corinthians caiu em Caxias do Sul (RS) diante do Juventude e atingiu a marca de uma solitária vitória nos 10 últimos jogos – o que contrasta negativamente com a arrancada do final da temporada de 2024, quando com nove triunfos seguidos escapou do pântano.
O Bragantino viveu drama ainda maior naquele apagar de luzes e só tirou a corda do pescoço na última rodada. Durante as primeiras voltas desta edição correu emparelhado aos líderes, porém depois de superado em seu reduto pelo Internacional (RS) amarga o recorde de sete derrotas consecutivas, a pior marca do clube desde que assinou contrato com sua milionária parceira multinacional.

PRIMEIRO RUGIDO

Os números da UFMG, hoje, praticamente não permitem margem de escapatória ao Sport Recife (PE): com 86,9% de probabilidades de descenso ainda que, com aval de dois jogos a menos, o Leão da Ilha do Retiro paga pela esquelética campanha que, enfim, veio a contabilizar a primeira vitória no certame nessa 19ª rodada, ao bater o Grêmio em Porto Alegre (RS). Estão mais arriscados de acompanhar o rubro negro pernambucano rumo ao fosso: Juventude (65,8%), Fortaleza (63,1%) e Vasco (45%).
Para mais informações e detalhes referentes às estatísticas da UFMG há o link https://www.mat.ufmg.br/futebol/serie-a/.

O Santos (uniforme alvinegro) derrotou o vice-líder Cruzeiro, manteve-se fora da zona de rebaixamento, mas começará o segundo turno ainda com 19% de risco de descenso – Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro