Início Política Regional Em Jandira, Alesp apresenta e ouve sugestões ao orçamento estadual paulista

Em Jandira, Alesp apresenta e ouve sugestões ao orçamento estadual paulista

100
0
Foto: Rodrigo Romeo

Audiência do orçamento estadual em Jandira anuncia R$ 500 mil para novo Centro de Convivência do Idoso

Desde o último mês de agosto, os deputados estaduais integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) cumpriram um roteiro de visitas a 30 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, diretamente com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.
Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o documento que prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte do governo estadual.
O orçamento é uma prerrogativa do governo do Estado, que o encaminha para análise e transformação em lei na Alesp, mas cabe aos deputados a apresentação de emendas e ajustes no documento final a ser assinado pelo chefe do Executivo.
Na quinta-feira da semana passada, dia 9/10, os deputados integrantes da Comissão estiveram na cidade de Jandira e, em formado de Audiência Pública, apresentaram detalhes da peça orçamentária a autoridades e munícipes em geral que compareceram ao encontro promovido na Câmara Municipal.
Vereadores, secretários municipais, representantes da comunidade e até o prefeito Dr. Sato (PSD) se fizeram presentes e indicaram sugestões que poderão ser assimiladas em benefício de Jandira e região. Entre os pedidos apresentados, estiveram solicitações para o recapeamento das ruas, regularização fundiária, ampliação da rede de saúde, construção de novas unidades escolares e de um ambulatório médico de especialidades, além de investimentos em políticas públicas voltadas às mulheres e à população idosa.
O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP), vice-presidente da Comissão, destacou o compromisso do grupo em acolher as demandas locais e informou que a construção do novo Centro de Convivência do Idoso (CCI) na cidade já foi contemplada com recursos de R$ 500 mil. “A demanda do CCI já foi atendida por esta Comissão e será de grande importância para oferecer mais conforto e dignidade aos idosos da cidade”, afirmou o parlamentar. Ele ressaltou ainda que as demais solicitações apresentadas serão encaminhadas às secretarias estaduais competentes para análise e possível inclusão na Lei Orçamentária Anual de 2026.
O prefeito Sato agradeceu a presença da Comissão e o anúncio do investimento. “É uma conquista importante para a cidade, especialmente para a nossa população idosa”, disse.
Na quinta-feira desta semana, dia 16/10, a Comissão encerrou a série de visitas e Audiências Públicas pelo Estado, cumprindo a última delas na Capital paulista.

O deputado Luiz Claudio Marcolino, vice-presidente da Comissão, anunciou os recursos a serem destinados para a cidade – Foto: Divulgação