Início Política Regional Câmara de Osasco recebe líder religiosa angolana e propõe fortalecimento dos laços...

Câmara de Osasco recebe líder religiosa angolana e propõe fortalecimento dos laços com país africano

84
0
A apóstola Tina (em pé) discursou no plenário da Câmara de Osasco, recepcionada por vereadores e outras autoridades - Foto: Ricardo Migliorini/CMO

Parte dos vereadores osasquenses se mobilizou na tarde de sexta-feira da semana passada, dia 17/10, para recepcionar, na sede do Legislativo local, a líder Igreja Pentecostal de Fé e Libertação de Angola, Ernestina Matias, a Tina, em evento organizado pela Frente Parlamentar Nossa História.
A apóstola Tina foi recebida pelo presidente da Frente Parlamentar, vereador Josias da Juco (PSD); pelo mentor do programa Nossa História, Sebastião Bognar; pelo secretário-executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulinho Sambaderua; pela pastora Givonete Nascimento, da Igreja da Família de Balneário Camboriú (SC); pelo representante da Secretaria municipal de Cultura, Elio Salvini; e pelo vereador Gabriel Saúde (Agir).
Segundo o presidente da Frente Parlamentar, a visita da apóstola representa um passo importante na reaproximação entre Osasco e Viana, em Angola, que são oficialmente cidades-irmãs. “Hoje nos sentimos honrados e felizes com a visita da apóstola Tina. Queremos muito nos aproximar de Angola para retomar o convênio de parceria e entender de que maneira Osasco possa ajudar, assim como Viana”, afirmou Josias da Juco.
Paulinho Sambaderua lembrou que Osasco tem uma das duas Casas de Angola geridas pelo poder público no país. A primeira fica em Salvador (BA). “Já existe há 21 anos e é um espaço onde falamos de ancestralidade, educação e fomento à cultura afrobrasileira”, explicou o secretário. De acordo com ele, a atual gestão trabalha para retomar o convênio com Viana e reorganizar a Casa de Angola.
Conhecida internacionalmente, a Apóstola Tina percorre o mundo com ações de evangelização, trabalhos sociais e educacionais, principalmente voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No Brasil, ela promove ações sociais com refugiados haitianos em Campinas (SP) e presta apoio a populações socialmente vulneráveis na cidade mineira de Frutal.
Ao discursar para os osasquenses, Tina falou da sua atuação como mulher, negra e líder religiosa que rompeu com preconceitos amparada na palavra de Deus, na educação e no amor ao próximo. “Estou contente de conhecer Osasco, estar nessa Câmara de Vereadores. Viajo a todos os lugares e, independentemente de pregarmos a palavra, temos que ter projetos e o meu projeto é direcionado às obras sociais, porque não consigo ver pessoas a sofrer e o que tenho, levo para dividir com as pessoas”, disse.
No final do evento, Josias anunciou a intenção de criar, junto à Secretaria de Cultura, uma exposição permanente sobre as cidades-irmãs de Osasco. Além de Viana, que é cidade-irmã desde 1992, Osasco é parceira de Tsu, no Japão; Osasco, na Itália; Xuzhou, na China; com as províncias de Shirak, na Armênia; e de Shandong, também na China; além das cidades brasileiras de Estrela (RS) e Cedro (CE).