Início Cultura Encontro de gerações de mulheres resgata a memória do samba em Osasco

Encontro de gerações de mulheres resgata a memória do samba em Osasco

75
0
As três cantoras apresentam o espetáculo na Fábrica de Cultura - Foto: Divulgação

Neste sábado, 22 de novembro, a Fábrica de Cultura Osasco será o palco para que três gerações de mulheres possam se expressar, em canto e palavra, a trajetória do samba na cidade, integrando a programação oficial do Sankofa Festival, em celebração ao Dia da Consciência Negra. Bernadete, Maíra da Rosa e Carol Seixas são as protagonistas do projeto “Voz ecoa tradição: história dos cantos tradicionais em Osasco”.
Aclamada como a “tulipa negra do samba”, Bernadete é o coração dessa pesquisa de memória: moradora de Osasco desde os anos 1980, ela viveu a efervescência cultural da época, na apenas vendo, mas ajudando a construir os espaços que hoje são lendários, como a Praça do Samba e a Vila dos Artistas, locais centrais para o desenvolvimento do gênero na Região Metropolitana de São Paulo. Com carreira iniciada em 1973, Bernadete é um marco na história nacional, sendo a primeira mulher a interpretar um samba-enredo na passarela do Anhembi (pela Unidos do Peruche). Em “Voz ecoa tradição”, ela revisita em seu repertório essa linha do tempo, reafirmando o papel do samba como cronista social e pilar de resistência.
O espetáculo é idealizado e dirigido por Carol Seixas e traça um percurso histórico que une tradição e contemporaneidade. Maíra da Rosa, voz do grupo Samba de Dandara, representa a geração atual, que mantém viva a chama do samba com protagonismo feminino e negro.
“O projeto reforça a importância de descentralizar as narrativas culturais e inserir a produção da periferia no mapa da história da música paulistana”, poderá Carol Seixas.
Além da apresentação, o espetáculo será integralmente registrado em vídeo e disponibilizado gratuitamente no YouTube, com recursos de acessibilidade. A ação é apoiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc do governo federal.
O evento está programado para começar às 16 horas e a Fábrica de Cultura de Osasco fica na rua Santa Rita, s/nº, no bairro do Rochdale.