Início Esportes Vitória contra o Ceará em casa garantirá ao Flamengo taça antecipada do...

Vitória contra o Ceará em casa garantirá ao Flamengo taça antecipada do Brasileirão 2025

25
0
Foto: Gilvan de Souza/Divulgação/Flamengo

Em vantagem na liderança, Flamengo conquistará título antecipado do Brasileirão com vitória em casa diante do Ceará

Por Marcelino Lima

Em um dos jogos que abriu na terça-feira, 25 de novembro, a 36ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de futebol da Série A, o Flamengo (RJ) arra ncou nos acréscimos empate por 1×1 ao visitar o Atlético Mineiro. Com esse resultado, o rubro negro se manteve isolado à proa do torneio e bastará bater o Ceará (CE) na quarta-feira, 3 de dezembro, agora pela 37ª rodada, para – diante da torcida presente no Maracanã – assegurar o troféu de forma antecipada (ver quadros).
A equipe carioca já soma nesta reta final 5 pontos a mais que o vice-líder, o Palmeiras, com apenas 6 pontos ainda em aberto. O alviverde viu aumentar a “gordura” do rival ao perder de virada por 3×2 para o Grêmio, em Porto Alegre (RS), no mesmo dia do clássico travado no Mineirão. Com o treinador Abel Ferreira considerando que o certame estaria definido já mesmo antes de a bola rolar no estádio gremista, o Verdão também estará em campo no meio da semana que vem, entretanto para cumprir jogo atrasado da 34ª rodada: visitará justamente o Atlético Mineiro, a partir das 21h30 da quarta-feira, 3 de dezembro (ver quadros).
Nos demais duelos, as contendas serão para se garantir em alguma competição continental ou ao menos permanecer na primeira Divisão. O Cruzeiro chegou à fase de grupos da Copa Libertadores da América ao ganhar do Corinthians, no Mineirão, por 3×0. Esse novo tropeço alvinegro reduziu de forma considerável o projeto alvinegro de ao menos passar pela fase de repescagem da Copa Libertadores. Atualmente em 11º lugar, o Timão receberá o Botafogo (RJ) no domingo, 30/11, às 16 horas, na Arena Itaquera. Depois, viajará para encarar o Fortaleza (CE) com as atenções voltadas para a Copa Sul-Americana de 2026.
O Bragantino contabiliza a mesma pontuação do Corinthians, mas está um posto à frente (10º) pelos critérios de desempate. Derrotado em seu estádio pelo Fortaleza por 10 na quarta-feira, 26, o “Massa Bruta” tentará a recuperação em 3/12 recepcionando o Vitória em confronto da 34ª rodada; pela 37ª, antecipadamente, ganhou do Atlético Mineiro por 2×0.
O São Paulo protagoniza uma campanha oscilante, contudo, em 8º lugar, reúne boas condições de ao menos disputar a Pré-Libertadores. O “Mais Querido” vem de vitória (2×1) sobre o agonizante Juventude (RS), jogou na quinta-feira contra o Fluminense e, depois, no Morumbi, trocará figurinhas com o Internacional (RS).
O colorado gaúcho é um dos times que ainda se esforçam na parte nebulosa da tabela de classificação para ficar distante da zona de degola e, nesta refrega, permitiu ao Santos o empate por 1×1 em plena Arena Beira Rio. O placar, entretanto, foi pior para o “Peixe”: o alvinegro praiano manteve-se em 17º e abre o pelotão dos quatro piores, condição que o obriga a ganhar do Sport (PE) e do Juventude (RS), adversários que também estão com a corda no pescoço. “Lanterna” durante praticamente toda a temporada, o Leão pernambucano, por sinal, já amargou o descenso, enquanto o alviverde de Caxias do Sul, em 19º, respira por aparelhos.
Quem apostou que o Mirassol faria apenas figuração em sua estreia na Série A e seria rebaixado, na certa perdeu dinheiro. O Leão Caipira, ao contrário, vem nadando de braçadas e praticamen te depende apenas das próprias pernas para carimbar seu passaporte direto à fase de grupos da Copa Libertadores de 2026. Em 4º lugar, derrotou facilmente o Ceará por 3×0, visitará o Vitória (que o receberá no “modo desespero” para se conservar fora da área de queda à Série B) e na sequência irá a São Januário esgrimir contra o Vasco.

DUPLA DO PR DE VOLTA

O Campeonato Brasileiro da Série B chegou ao final no domingo, 23 de novembro, com o Coritiba (PR) campeão e de volta à elite nacional após dois anos. Junto com o esquadrão “Coxa Branca” subiram seu arquirrival, o Athletico, a Chapecoense (que caíram em 2024 e 2022, respectivamente) e o Clube do Remo (PA). O “Rei da Amazônia”, como é conhecida a equipe paraense entre seus fanáticos torcedores, estava ausente da elite nacional desde 1994.

De uniforme claro, o Palmeiras enfrentou o Grêmio em Porto Alegre, perdeu de virada e se complicou na luta pelo título – Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação