Desde a semana passada, a Prefeitura de Itapevi vem divulgando material em prol de duas campanhas que considera essenciais para o salvamento e a preservação de vidas na cidade.
Um delas, desenvolvida em parceria com o Lactare Banco de Leite Humano, reforça o chamado à população para a doação de leite humano. Segundo a administração municipal, os estoques estão baixos, “e a contribuição das mães é fundamental para garantir a alimentação e a recuperação de recém-nascidos, especialmente prematuros e bebês de baixo peso internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Geral de Itapevi, entre outros”.
Os atendimentos são realizados na sede localizada na rodovia Presidente Castello Branco, 3.566 (próximo ao ponto final de Ambuitá), e no Espaço Marias – Casa da Mulher, situado na rua José Michelotti, 347, no bairro Cidade Saúde. O serviço é gratuito e inclui orientação especializada, realização de exames e coleta do leite na residência das doadoras.
Também de acordo com a Prefeitura, o Brasil é referência mundial na promoção e captação de leite humano, contando com uma rede de 225 Bancos de Leite Humano e mais de 200 pontos de coleta em todo o país. Ainda assim, a demanda é maior do que a oferta. Anualmente, cerca de 160 mil litros de leite materno são doados por aproximadamente 170 mil mulheres, beneficiando mais de 180 mil recém-nascidos. Esse volume arrecadado atende apenas 55% da necessidade nacional.
Em Itapevi, o Lactare realiza atendimentos de segunda a sexta-feira na sede e, às quintas-feiras, das 8 às 17 horas, na Casa das Marias. As interessadas em se tornar doadoras ou obter mais informações podem entrar em contato pelos telefones (11) 9 6629-0681 ou (11) 4142-1331, ou ainda pelo Instagram @lactarebr.
DOAÇÃO DE SANGUE
Já uma campanha para doação de sangue em Itapevi, também promovida pela Prefeitura local, acontece na cidade nos próximos dias 26, 27 e 28 de janeiro (segunda a quarta-feira). A ação acontece no hall de entrada do prédio da administração municipal, à rua Agostinho Ferreira Campos, 675, Jardim Nova Itapevi, das 9 às 16 horas, e tem por objetivo a mobilização e sensibilização para o aumento dos bancos de sangues, visando a preservação da vida.
Doadores interessados em participar da campanha devem se inscrever pelo link https://is.gd/I8i1eL. O doador precisa ser maior de idade, ter mais de 50 quilos e não ter feito tatuagem nos últimos meses. Ao acessar o link, ele deve preencher um questionário e selecionar a data e o horário de interesse, sempre das 9 às 16 horas. Após a inscrição, uma equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania entrará em contato confirmando o cadastro.
A meta da campanha, segundo a Prefeitura, é conseguir a doação de 360 bolsas de sangue, nos três dias da ação. O evento será realizado em parceria com a ONG AmorSeDoa e o Hemocentro São Lucas.







































