
As prefeituras das principais cidades da região Oeste já se movimentam em relação ao recebimento de um dos impostos que mais enche os cofres municipais, todos os anos: é chegada a hora de o contribuinte receber sua cobrança referente ao Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana, o IPTU.
Algumas delas já enviaram à imprensa materiais de divulgação sobre prazos para pagamentos, descontos para liquidação do imposto à vista, número de parcelas, percentual de reajuste em relação ao ano passado, etc. Outras, no entanto, ainda estão em “dívida” com relação à comunicação junto à população que recolhe tal imposto.
SANTANA DE PARNAÍBA: JÁ EM JANEIRO
Uma das cidades que já divulgou suas ações é Santana de Parnaíba, não por agilizar a comunicação com a população, mas sim por apressar o vencimento das parcelas do IPTU.
Segundo a Prefeitura, a distribuição dos carnês com o imposto aconteceu no final de 2025, pois a cota única ou a primeira parcela terá vencimento já em 28 de janeiro de 2026. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista receberão um desconto de 10%. Há ainda a possibilidade de parcelar em até 12 vezes sem desconto.
O IPTU, segundo a administração municipal, será cobrado de 58.917 imóveis, mas não foi divulgado o percentual de reajuste em relação ao ano passado.
Caso o contribuinte não receba o carnê em casa, ele pode emitir a segunda via pelo site da Prefeitura ou retirá-la nos postos de atendimento.
ITAPEVI: DESCONTO EM DUAS PARCELAS
A Prefeitura de Itapevi, por seu turno, iniciou a entrega dos carnês do IPTU na segunda-feira, 19 de janeiro. Na cidade, quem optar pelo pagamento à vista ou em duas parcelas poderá garantir um desconto de 10% no valor do imposto.
Na modalidade com desconto, a primeira parcela vence em 12 de fevereiro e a segunda em 12 de março. Para essa opção, os contribuintes devem utilizar as vias azuis do carnê. Já quem preferir parcelar o imposto integralmente poderá pagar em até 10 parcelas mensais, sem desconto, com vencimento da primeira parcela em 17 de março e da última em 15 de dezembro, por meio das vias brancas.
Segundo a Secretaria de Fazenda e Patrimônio da cidade, em 2026 o IPTU será cobrado de 54.338 imóveis, com arrecadação estimada em R$ 94 milhões. O reajuste do IPTU em Itapevi, em relação ao ano passado, é de 4,68%.
A segunda via do carnê está no site oficial da Prefeitura de Itapevi (www.itapevi.sp.gov.br).
OSASCO: MENOR DESCONTO
A Prefeitura de Osasco ainda não emitiu comunicados à população, via imprensa. No site da administração, no entanto, já dá para apurar algumas informações sobre o IPTU, como por exemplo o fato de que, caso o contribuinte opte pelo pagamento em cota única (à vista), o desconto ficará em 7% do valor total, pelo menos por enquanto o menor desconto entre as cidades que já declararam tal benefício. O primeiro vencimento dos carnês, com 10 parcelas, ocorrerá em 18 de fevereiro e o último em 15 de novembro de 2026.
Se o desconto em Osasco é menor, o reajuste parece ser o maior: pelos primeiros números levantados, o reajuste em relação a 2025 será de 5,26%.
BARUERI: VENCIMENTO EM MARÇO
Barueri também ainda não se manifestou pela imprensa, dirigindo-se aos seus contribuintes. Em rápida pesquisa e poucas informações, já se consegue visualizar carnês com 4 parcelas e o primeiro vencimento em 31 de março de 2026.
Não há ainda informações sobre o percentual do reajuste ou o desconto a ser fornecido em caso de pagamento à vista.
DEMAIS CIDADES: NADA AINDA
Nas demais cidades da região Oeste, relacionando-se aí Carapicuíba, Jandira e Pirapora do Bom Jesus, as prefeituras não somente não divulgaram nenhuma movimentação a respeito do IPTU pela imprensa, como também nada apresentaram em seus sites ou jornais oficiais.
Nesses casos, a população deve ficar atenta para não ser pega de surpresa em relação a prazos curtos para pagamento, reajustes acima da média ou descontos nem sempre tão agradáveis.







































