Adiado desde maio último, o 26º Casamento Comunitário de Osasco foi um dos eventos que não ocorreu em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a programação, 120 casais teriam cerimônia conjunta de união civil e religiosa, além de festa com bolo e outras atrações.
Organizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Osasco, o Casamento Comunitário recebe as inscrições e promove o evento dedicado aos casais que não possuem condições financeiras de arcar com os custos da cerimônia. Alguns deles moram juntos há alguns anos e aguardavam a oportunidade da troca de alianças. A formalização dos casamentos no Cartório Civil da cidade ocorreu entre fevereiro e março.
Diante das dificuldades impostas pela pandemia, desde a semana passada o Fundo Social reorganizou o processo e começou a fazer a distribuição individual das alianças a cada um dos casais que, ao mesmo tempo recebem um brinde da Prefeitura, um jogo de toalhas de banho.
O ato simbólico foi comandado pelo chefe de Gabinete da Prefeitura, José Carlos Vido; que representou o prefeito Rogério Lins (Pode) e a primeira-dama Aline Lins, já que ambos cumprem quarentena doméstica em função de terem testado positivo para a Covid-19. O presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Ribamar Silva (PSD), também compareceu à cerimônia simbólica.