Depois de divulgar, no início de julho, que desenvolvia ações para revitalização dos principais parques públicos da cidade, a Prefeitura de Carapicuíba anunciou nesta semana que o primeiro deles teve suas intervenções encerradas e será entregue à população já neste final de semana. Trata-se do Parque dos Paturis, considerado o mais tradicional e importante, localizado na entrada principal do município, no limite com Osasco. A Prefeitura o trata como “o mais completo espaço de lazer da cidade”.
Uma missa inaugural on-line foi programada para começar às 17 horas do sábado, 1º de agosto, como forma de oficializar a entrega das ações que envolveram o cercamento do local, a implantação de pista de caminhada, ciclovia, campo de grama sintética, playground, equipamentos de ginástica ao ar livre, banheiros públicos e novo prédio de administração.
Instalado numa área que originalmente pertencia à Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), o Parque dos Paturis sempre esbarrou em questões burocráticas para a implantação de melhorias, pois era apenas cedido ao município, em regime de comodato. Em agosto de 2017, o atual prefeito, Marcos Neves (PSDB), editou o Decreto nº 4.745/2017 declarando a área verde de 189 mil metros quadrados (m2) como utilidade pública, para efeito de desapropriação de seu antigo titular. A partir de então, a Prefeitura exerceu para si o direito de intervenções no parque.
Como parte da programação de inauguração, antes da missa o prefeito também usará as vias digitais para comandar a cerimônia de descerramento da placa. O ato religioso será conduzido pelo padre Carlos Eduardo Souza Roque.
Apesar do momento festivo, a Prefeitura ressaltou que, nesse período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o parque será aberto ao público somente entre segunda e sexta-feira, das 6 às 14 horas. Excepcionalmente, no domingo, 2 de agosto, o parque poderá ser visitado, das 9 às 14 horas.
Os outros parques que continuam recebendo ações para revitalização de suas dependências são os do Planalto, Aldeia e Novo Horizonte. A Prefeitura não precisou a data de entrega também dessas áreas.