O tradicional Ginásio de Esportes Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, em Carapicuíba, já há alguns anos vem alijando a comunidade local do uso de suas dependências, dado o estado de precariedade que se abatia sobre o local. Em determinado momento, o espaço chegou a ser interditado pelo Corpo de Bombeiros, que não emitiu o necessário Auto de Vistoria (AVCB) para sua utilização.
Depois de um período de reformas, as ações no local foram finalizadas pela Prefeitura de Carapicuíba nesta semana e entregues à população. A partir de agora, no entanto, todo o espaço localizado em região privilegiada na avenida Inocêncio Seráfico, 2005, passa a sediar não somente a quadra destinada à prática esportiva; mas também se transforma num Centro de Educação, Esporte, Arte e Cultura (Ceeac).
Uma breve solenidade online ocorreu na quarta-feira, 12, para descerramento da placa pelo prefeito Marcos Neves (PSDB).
A quadra poliesportiva, naturalmente, recebeu processo de revitalização de suas dependências, assim como o campo de futebol, agora com grama sintética. Além disso, foram implantados no local uma pré-escola, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.
“É um orgulho para Carapicuíba ter o Tancredão de volta. A população merece esse complexo esportivo educacional. Quando o período de pandemia passar, novas histórias e laços serão construídos aqui”, afirmou Neves.
Inaugurado em 1985, o Tancredão seguirá fechado ao público por conta da pandemia de Covid-19, devendo reabrir suas dependências assim que as medidas de distanciamento social forem relaxadas.