Início Política Regional Tucanos são maioria entre os vereadores eleitos na região

Tucanos são maioria entre os vereadores eleitos na região

783
0

Apesar de as eleições municipais concentrarem suas atenções no candidato – seja ele pleiteante ao cargo de prefeito ou vereador -, a legislação brasileira determina que o mandato para o qual ele fora eleito pertence ao partido. Apesar disso, durante o período de quatro anos de mandato, quase todos eles encontram subterfúgios ou brechas na lei para mudarem de casa partidária, dependendo do interesse momentâneo.
Por isso, a simples comparação dos partidos que tiveram seus candidatos eleitos no pleito de 15 de novembro em relação à eleição de 2016, fica praticamente impossível, já que, durante os quatro últimos anos, foram dezenas deles que já mudaram sua cor partidária.
Assim, o registro que se faz diz respeito apenas à eleição deste ano, mostrando que, nas sete cidades da região, 22 partidos terão representatividade nas câmaras municipais, sendo que a legenda com o maior número de cadeiras será o PSDB, com 14 legisladores tucanos. Na sequência, vem o Podemos (com 13), e o PL (com 11).
As maiores bancadas de um determinado partido estão localizadas em Barueri, onde o PDT e o PSDB terão 4 vereadores cada; em Itapevi, onde o Podemos também tem 4 representantes; mesmo número reservado ao PSDB de Santana de Parnaíba. Já a cidade com maior “diversidade” partidária será Osasco, onde 13 partidos estarão representados no Legislativo a partir de 2021.
Na lista abaixo, saiba os 22 partidos representados nas sete câmaras municipais da região e suas respectivas bancadas:

Partido // Cadeiras
PSDB 14
Podemos 13
PL 11
PSD 10
Republicanos 9
PTB 9
DEM 9
PSB 6
PDT 5
Avante 4
PT 4
MDB 4
PSC 3
Patriotas 3
Cidadania 2
PP 2
PRTB 2
PSL 1
Solidariedade 1
Rede 1
PSol 1
PMN 1

Total 115