Dentre os 115 vereadores que compõem os sete municípios da região Oeste, dois não conseguiram eleição direta após a contagem de votos de 15 de novembro de 2020 e, mesmo assim, já foram empossados e ocuparão os cargos em seus respectivos legislativos.
Na verdade, são duas mulheres que, como suplentes, e por motivos diferentes, adquiriram o direito de ocupar as cadeiras de vereadoras, tornando-se assim as primeiras novidades no ciclo político que se inicia.
A primeira é Elsa Oliveira, do Podemos, que ocupa a vaga do vereador reeleito Ni da Pizzaria (Pode), falecido em dezembro último por complicações da Covid-19, em Osasco. Com 39 anos de idade, Elsa é formada em Comunicação Social-Jornalismo pela Unifieo/Osasco e Pós-graduada em Gestão Governamental pela Escola Paulista de Direito e em Gestão de Cidades pela Universidade Nove de Julho.
Durante oito anos, trabalhou como chefe de Gabinete do então vereador Rogério Lins (Pode) na Câmara Municipal. Depois que Lins assumiu a Prefeitura, Elsa passou a ocupar diversos cargos no primeiro escalão da administração municipal: foi chefe de Gabinete; e secretária das pastas de Assistência Social; de Emprego, Trabalho e Renda. Ocupa a presidência do Podemos Mulher de Osasco.
Elsa foi eleita suplente com 2.193 votos e, com o falecimento de Ni da Pizzaria, cumprirá o mandato em sua totalidade, até 31 de dezembro de 2024.
PRIMEIRA VEZ
A segunda novidade está registrada em Pirapora do Bom Jesus, onde assumiu a também suplente Katherine Silva (PSD).
Com 40 anos de idade, Katherine é professora universitária especializada em Turismo. Em sua primeira experiência na política, foi eleita suplente do PSD com 214 votos e assumiu o posto no lugar do vereador eleito Luciano Morotista (PSD), que ocupará um cargo na administração do prefeito eleito Dany Floresti (PSD).
Ao tomar posse, ele passa a ser a única representante feminina na atual legislatura da Câmara de Pirapora; e já foi escolhida para um cargo na mesa diretora, como 2ª Secretária. Por ser suplente, no entanto, se manterá no cargo até que o titular precise retornar ao posto.
MAIS UM
De última hora, ao fechamento desta edição na quinta-feira, 7/1, chegava também a informação de que outro suplente assumira um cargo de vereador, em Jandira. O vereador Silvio Cabeleireiro, que vai para a Secretaria de Obras, dará lugar a Toninho da Amizade. Ambos são do PSDB.