Início Cidades Barueri expande internet grátis com sinal chegando também aos conjuntos habitacionais

Barueri expande internet grátis com sinal chegando também aos conjuntos habitacionais

1491
0
(Foto: Allisson Roberto/Secom)

Centro de Tecnologia de Barueri calcula 60 mil acessos por dia na rede de internet gratuita da cidade

O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da Prefeitura de Barueri divulgou nesta semana que pretende expandir e melhorar a internet gratuita oferecida à população local. Segundo o departamento, atualmente a rede conta com mais de 410 km de fibra óptica própria, distribuídos em mais de 132 pontos de rede wi-fi.
Além de levar internet 100% gratuita, a rede também garante o benefício para diversas áreas de gestão da municipalidade. O CIT calcula uma média de 60 mil acessos por dia em toda a rede, destacando como principal local o Bulevar Central da cidade, onde existe grande variedade de comércio e próximo à estação da CPTM e do terminal rodoferroviário.
Para encontrar os pontos mais próximos de sua localização, o cidadão pode entrar no site do próprio CIT (http://portal.barueri.sp.gov.br/cit/), além de observar as diversas placas e sinalizações que também marcam os pontos de wi-fi da cidade.
“Estamos orgulhosos do trabalho que estamos desempenhando na cidade e vamos continuar fazendo a expansão de novos pontos de acesso wi-fi nas praças do município e melhorando a qualidade do sinal nas existentes”, destacou Bruno Veiga, diretor de Infraestrutura do CIT.
Para conseguir navegar pela rede de forma gratuita, o usuário precisa ligar a internet de seu celular e conectar com o wi-fi “Cidade_Inteligente”, sem a necessidade de cadastro de senha.

CONJUNTOS HABITACIONAIS

Dentro dessa proposta de ampliação dos pontos de wi-fi gratuito na cidade, o CIT desenvolveu o projeto Internet Social, com o propósito de oferecer o sinal também nos prédios dos conjuntos habitacionais entregues pela Prefeitura de Barueri. Numa primeira etapa, já foram atendidos, em 2020, conjuntos habitacionais localizados no Parque dos Camargos; no Jardim Paulista; no Recanto Phrynea; no Jardim Belval; e no Engenho Novo.
Satisfeito com os resultados, o CIT anunciou sua ampliação: “O projeto está em fase final de homologação pela equipe de infraestrutura do CIT em 120 pontos. Nossa expectativa é que no final de fevereiro esteja homologado. Com isso, vamos expandir o acesso para 2.700 pontos”, contou Bruno Veiga, diretor de Infraestrutura do CIT.
Segundo análise do departamento, a iniciativa teria ganho ainda mais força após a pandemia de Covid-19, quando a internet se tornou mais utilizada por toda a população, inclusive as crianças em fase escolar, isoladas socialmente que cumprem tarefas de suas próprias residências.

O número de acessos nos conjuntos habitacionais teria aumentado com a chegada da pandemia. (Foto: Robinson Alvarenga/Secom)