A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Carapicuíba, por meio do Centro de Educação para Sustentabilidade (CES), realizou no sábado, 23/1, a primeira ação do “Pomar Urbano”, do Projeto Circuito Ecológico, que visa a promover a preservação e recuperação da fauna e flora do bioma local, criando corredores de árvores nativas frutíferas em pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho. A ação foi desenvolvida na região da Fazendinha e contou com o apoio de movimentos locais como a Fazendinha Viva, Associação dos Moradores (Amafaz) e Transition Towns.
Cerca de trinta moradores, de diversas gerações, participaram do evento colocando as mãos na terra e contribuindo com o plantio de mais de 25 árvores frutíferas, entre elas cambucí, grumixama, araticum, pitanga, cereja do Rio Grande e araçá. Além das oficinas de plantação, a ação contou com atividades sensoriais, caça ao tesouro e bombas de sementes.
ADOÇÃO DE ÁRVORES
Como parte das ações em prol do meio ambiente na cidade, os munícipes também podem contribuir com o plantio adotando árvores no Viveiro Municipal, local que realiza a produção e o cultivo de mudas de árvores nativas, disponibilizando-as gratuitamente aos moradores de Carapicuíba. Cada munícipe pode levar para casa até cinco unidades, mediante documento de identificação com foto.
O Viveiro Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 15 horas e está instalado no mesmo espaço do Centro de Educação para Sustentabilidade, à avenida São Camilo, 968.
A próxima edição do “Pomar Urbano” está prevista para o Jardim Primavera, porém a Prefeitura ainda não tem data definida.
Os interessados em levar a ação para o seu bairro, ou mesmo participar do programa de adoção de árvores, podem ligar para 4164-2305.