Início Geral PZ Plataforma digital do governo monitora e divulga número de vacinados nos municípios...

Plataforma digital do governo monitora e divulga número de vacinados nos municípios de São Paulo

713
0
O número de vacinados em todo o Estado é divulgado diariamente pela plataforma (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O “Vacinômetro”, ferramenta digital desenvolvida pela Secretaria de Comunicação do governo de São Paulo em parceria com a Prodesp, passou a divulgar nesta semana o número de vacinas aplicadas contra o novo coronavírus nos municípios do Estado.
Pelo endereço eletrônico https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/ é possível verificar o número oficial de imunizados nos municípios pelo Plano Estadual de Imunização (PEI).
A ferramenta é alimentada diretamente com as informações de outra plataforma, o “Vacivida”, integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra o novo coronavírus.
As informações disponíveis por município são preliminares e estão sujeitas a avaliação, uma vez que as bases estão sendo constantemente avaliadas e consolidadas.
Desenvolvido pela Prodesp, empresa de tecnologia do governo de São Paulo, o sistema está integrado ao aplicativo Poupatempo Digital e também poderá abastecer a base de dados do Ministério da Saúde.
Até a tarde de quinta-feira, 4, ocasião do fechamento desta edição, o “Vacinômetro” já indicava 658 mil pessoas imunizadas em todo o Estado. A partir dessa iniciativa, o jornal Página Zero passa a divulgar semanalmente em seu quadro de balanço do coronavírus também o número de vacinados em cada uma das cidades da região Oeste (ver quadro abaixo).
Os números do Página Zero se baseiam em dados do governo do Estado. Na região, pelo menos três cidades também têm divulgado seus próprios “vacinômetros”, porém com algumas incongruências: no caso de Carapicuíba, seus números apresentavam 1.960 vacinados até o dia 2/2, enquanto o governo do Estado registrava apenas 971. O mesmo ocorreu com Santana de Parnaíba, que divulgou 2.210 vacinados até 3/2, enquanto no Estado esse número era de 1.824. O “vacinômetro” municipal que praticamente segue o padrão estadual é o de Barueri, cujos números não se distanciam tanto.

PRÉ-CADASTRO PELO SITE

O pré-cadastramento na campanha de vacinação contra a Covid-19 no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br) economiza – segundo o governo do Estado – 90% no tempo de atendimento para imunização, bastando cerca de um minuto para preenchimento do formulário. Presencialmente, em média, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos.
A ferramenta foi feita com a pretenção de permitir mais agilidade nos atendimentos e evitar aglomerações. O agendamento e o uso dela não são obrigatórios para receber a vacina, mas as autoridades estaduais afirmam que, ao utilizá-los, “contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão”. O pré-cadastro poderá ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha.