Início Política Regional Câmaras municipais retomaram nesta semana rotina das sessões legislativas

Câmaras municipais retomaram nesta semana rotina das sessões legislativas

716
0
O prefeito Rogério Lins (tribuna) falou aos vereadores de Osasco na primeira sessão do ano (Foto: Marcelo Deck)

Como já era previsto, as câmaras municipais e os vereadores em toda a região encerraram na segunda-feira, 1º de fevereiro, o período de recesso parlamentar de final de ano, retomando assim seus trabalhos oficiais. Com exceção de Pirapora do Bom Jesus, que realiza suas sessões legislativas em duas segundas-feiras do mês; todas as demais da região já organizaram no dia seguinte, terça-feira, 2, a primeira sessão do ano, o que também significa a primeira sessão da atual legislatura, já que todos os parlamentares iniciam neste momento um período de quatro anos de mandato.
Com pouco espaço para sessões presenciais ou o recebimento de público em seus recintos, a maioria das câmaras da região limitou-se a apresentar os trabalhos de forma on-line e acatando os primeiros debates e demandas apresentadas pelos vereadores em plenário.
A rigor, a que apresentou maior movimentação foi a Câmara de Osasco, que recepcionou o prefeito Rogério Lins (Pode) para a tradicional abertura dos trabalhos. Ao anunciar a vereadora Ana Paula Rossi (PL) como a nova líder do governo no Legislativo, o prefeito Lins salientou: “Que aqui a gente possa fazer as boas pautas em prol da população, independente de partido. Que esse mandato de vocês seja produtivo. Desejo boa sorte e bom trabalho a todos”.
Lins também discursou sobre temas atuais de sua administração, como o combate à pandemia de Covid-19 e o calendário dos 58 anos de emancipação político-administrativa da cidade, a ser comemorado no próximo dia 19 de fevereiro.
Outra cidade que comemorará aniversário de emancipação neste mês de fevereiro é Itapevi (62 anos). O retorno aos trabalhos na Câmara na terça-feira teve também o assunto colocado em pauta, além da apresentação de 14 Requerimentos que permitiram aos vereadores debaterem sobre diversas demandas para o município.
Da mesma forma, os vereadores das demais cidades, como Carapicuíba, Barueri e Jandira, apresentaram diversos Requerimentos e Indicações.

SEDE PRÓPRIA

Da sessão inicial da Câmara de Santana de Parnaíba também participou o novo prefeito da cidade, Marcos Tonho (PSDB). Além de desejar boa sorte aos parlamentares na condução dos trabalhos, o chefe do Executivo também anunciou um projeto para dotar o Legislativo municipal de uma sede própria, já que o espaço utilizado atualmente é alugado.
“Quero adiantar que já inseri no meu plano de governo a construção de uma Câmara Municipal com mais infraestrutura tanto para os parlamentares como para os munícipes da nossa cidade. Até meados de 2022, nós entregaremos uma nova Casa Legislativa à altura dos senhores parlamentares”, afirmou o prefeito.

Marcos Tonho prometeu nova sede para o Legislativo